EVENTOS ESPORTIVOS NO BRASIL.
De acordo com o livro "organização de eventos esportivos" o primeiro evento esportivo catalogado ocorreu em 1641, quando o príncipe Maurício Nassau organizou um torneio eqüestre, para celebrar a trëgua , entre holandeses e espanhoís, esse evento ficou conhecido como torneio¹ de cavalaria.
¹Torneio:Competição de caratér eliminatório que é realizada num curto espaço de tempo.Nesse tipo de competição dificilmente ocorre o confronto entre todos os participantes.Recomendavel quando se tem pouco tempo e um grande número de participantes.
Desafio Náutico na Capital Federal
Em 1846, no Distrito federal (Rio de Janeiro), também citado pelo livro acima, uma multidão assistiu à vitória da canoa Cabocla, num desafio náutico com outra canoa, a Lambe-água, merecendo destaque na edição do Jornal do Comércio, de 20 de agosto, o que incentivou a novos desafios e competições, entre barcos a remo, não somente na capital federal, mas em outras cidades do Brasil.("organização de eventos esportivos" ).
Centenário da independência do Brasil
Em 1922 no ano do centenário da independência do Brasil foram realizados os jogos olimpicos latino americanos ,esse evento teve o uso de verbas particulares ,ja que o além de apoio financeiro, o Fluminense futebol clube cedeu as instalações , e a logistica necessaria para os jogos.O principal estadio foi o estadio das larajeiras que mais adiante foi utilizado para o campeonato Sul americano de seleções de futebol nacionais.
Copa do Mundo de Futebol 1950
Após a Segunda guerra mundial, boa parte da europa estava destruida e muitos países não poderiam ou quiseram sediara copa , após 12 anos sem o evento esportivo, a copa em tese aconteceria em 1949 porém aconteceu em 1950.
A estrategia politica
Getúlio Vargas o presidente da época queria mostrar ao mundo uma vitrine de nação virtuosa, para que todos visem o Brasil ditatorial com bons olhos.
O planejamento do evento da copa do mundo começou em 1948.O Maracanã foi construido para a copa de 1950.
Organização para a copa começou em 1948 tendo um diretório geral (organização tendo nele 10 comissões cada uma com sua função, e responsavéis para que o evento ocorra.
propaganda;
assuntos internacionais;
recepção e assistência social;
técnica de futebol;
arbitragem;
finanças;
serviço de alojamento;
serviço de recepção;
serviço de transporte;
serviço medico.
JOGOS PANAMERICANOS DE 2007 NO BRASIL
O legado obtido pelo Rio de Janeiro nos Jogos Pan-Americanos de 2007 foi um dos fatores que contribuíram para a vitória para a eleição dos Jogos Olímpicos de 2016.
"O Pan demonstrou que a cidade é capaz de organizar um evento poliesportivo internacional de grande escala". (Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o COB Comitê Olímpico Brasileiro)
"Os Jogos Pan-Americanos deram uma credencial ao Brasil para receber os Jogos Olímpicos. Os mais de 5.600 atletas que os disputaram puderam participar de uma competição que ofereceu condições melhores ou iguais às de qualquer Olimpíada em que tenham participado", Lula.
O Custo
Pan-2007, no qual 5.662 atletas de 42 países disputaram 35 modalidades esportivas, custou cerca de R$ 3,5 bilhões e atraiu aproximadamente 700 mil turistas nos 16 dias de competição.
Segurança
No período, o Rio de Janeiro registrou as menores taxas de criminalidade e de engarrafamentos em vários anos.
Folha de São Paulo, 02/10/2009.
Copa do mundo de 2014.
Por que o Brasil foi o escolhido para sediar Copa de 2014?
O Brasil foi escolhido por uma mudança no regulamento da Fifa. No ano de 2000 quando a Alemanha derrotou a Afríca do sul, a fifa decidiu que haveria um rodizio entre os continentes , Em 2010 a Afríca do sul recebeu o campeonato, Para 2014 o continente estabelicido foi a america do sul, a disputa ficou entre Brasil e Colombia que em abril de 2007 alegou que não conseguiria reeber o campeonat oe desistiu como o BRasil novamento como na copa de 2050 foi candidato único foi"Eleito". Mas um dia antes do anúncio do país-sede para 2014 a Fifa também divulgou o fim do rodízio de continentes, para evitar as candidaturas únicas.
Quais as exigencias para abrigar o torneio?
As exigencias da Fifa são o minimo de conforto e segurança que os paises desenvolvidos. que todos os assentos sejam numeradosre que existam hospitais e estacionamentos nas imediações, e é preciso preparar as cidades para abrigar 32 equipes com suas comitivas ,durante um mês além de 64 jogos e os turista que virão participar do evento. A Fifa recomenda que todos os espectadores tenham assentos individuais, com encosto de pelo menos 30 centímetros de altura. Banheiros limpos e em número suficiente, corredores de entrada e saída largos e tribunas de imprensa bem equipadas .
“O Brasil receberá o mundo, não só pela televisão. Espera-se perto de 600 mil pessoas estrangeiras", diz. "A situação dos nossos aeroportos não está para brincadeira. Imagine esse número de pessoas chegando, no espaço de dois meses, e tendo que se deslocar de um lugar para outro”, afirmou Berasconi
Custo estimado.
O calcúlo gira em torno de 5 bilhões de reais porem muitas cidades ainda não terminaram seus orçamentos.A Cbf ira custear boa parte do campeonato, e beneficiara os patrocinadores brasileiros. Mas o gastos com infra-estrutura saira dos cofres do estado ,ou seja dinheiro público.
O governo justifica o gasto ,pelo aumento de empregos , maior incidencia de turistas e melhorias na infra-estrutura que ficarão após o evento.
Lula disse que não haverá injeção de dinheiro público nas reformas dos estádios brasileiros. O PAC, plano de aceleração do crescimento, será responsável apenas pelas melhorias na infra-estrutura das cidades escolhidas como sedes. Revista Veja .
As estimativas sobre número de turistas, geração de empregos e impacto do evento sobre o PIB em geral são exageradas.
É contraditória essa afirmação ja que,segundo a reportagem da revista Veja, "Grandes estádios como o Morumbi e o Maracanã, que está sem condições legais para receber a Copa do Brasil 2009, segundo o laudo realizado pela CBF, não serão reformados apenas por investidores e patrocinadores que ainda nem apareceram". Revista veja
Ja o Estadio do Bezzerão na cidade do GAma teve u mgasto de 30 milhões de reais e hoje é utilizado apenas para treinamento.Na mesm cidade onde apenas um hospital atende a cerca de 170 mil habitantes.
Jogos olimpicos e paraolimpicos de 2016.
Pelo otimo papel que desenvolvel no pan de 2007 a candidatura di Rio para as olimpiada e paraolimpiadas foi aceita .
O Brasil como potencia de economia atualmente a décima maior do mundo - com previsão de ser a quinta até 2016 graças aos eventos esportivos que ocorrerão durante esse periodo. Somos o segundo maior exportador de produtos alimentícios, um dos maiores produtores de petróleo e minerais e o quinto maior mercado publicitário. Nossa economia diversificada é o motor da América Latina e um dos 10 maiores mercados consumidores. Temos os mais altos níveis de uso de Internet no mundo.
O orçamento das olimpiadas .
De acordo com os dados acima , Governo garante os investimentos necessários para os Jogos Olímpicos de 2016, incluindo o financiamento direto de U$ 700 milhões para o COJO.
As instalações de acordo como site Rio 2016 mais de metade ja estão construidas e irão abrigar as olimpiadas . E elas incluem instalações que são verdadeiras obras-primas construídas para os Jogos Pan e Parapan Americanos Rio 2007: oEstádio João Havelange (proposto para abrigar as competições de atletismo em 2016), o Centro Aquático Maria Lenk, a Arena Olímpica do Rio (que abrigará as provas de ginástica e basquete em cadeiras de rodas), o Velódromo Olímpico do Rio, o Centro Nacional de Equitação e o Centro Nacional de Tiro (Esportivo.http://www.rio2016.org.br/pt/Default.aspx)
Segue abaixo os membros da organização do Projeto Rio 2016
Carlos Arthur Nuzman- Presidente
Leonardo Gryner- Diretor Geral
Agemar Santos- Diretos de relações Institucionais
Alexandre Techima Diretor de planejamento e controle
Carols Luis Martins- Diretor de estrategia
Agberto Guimarães - Diretor de esportes
Mario Cilenti- Diretor de relações Con's e vila olimpica
Ana Luiza Pinheiro- Diretora juridica
.http://www.rio2016.org.br/pt/Default.aspx
Pós eventos:
Um estudo feito sobre o impacto econômico da Olimpíada realizado pela Fundação Instituto do Esporte, encomendado pelo Ministério do Esporte, mostram que o jogos movimentam 55 setores diferentes da economia. Só a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 podem injetar entre 80 bilhões e 130 bilhões na economia até 2027.
Pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas/Embratur em 2008 indica que o impacto econômico de um evento internacional na cidade que o recebe é grande, já que o gasto médio diário do turista estrangeiro de eventos internacionais é de 285 dólares, contra 68 dólares de um turista de lazer, também em média. A partir desse estudo podemos verificar como o evento esportivo é rentavel, um turista de eventos gasta em média 4 vezes mais que um turista habitual de lazer .
Beneficios para a Educação Física .
Nós do grupo verificmos um grande mercado em expansão, potencial que começa a parti de agora no planejamento desses eventos , ja devemos nos preparar pois serão grandes vitrines ,na qual poderemos ver e ser vistos assim galgando oportunidades e compartilhando experiencias, durante os eventos o a procura por bons profissionais e estagiarios da área sera imensa, marketing pessoal sera sem duvida a caracteristica que abrira portas .E após os eventos nos cremos que a Educação fisica tea um maior reconhecimento e de acordo com a secretaria dos esportes , essa oportunidade alicercaa os esportes com uma visão cultural,mais forte tanto nas escolas como na sociedade.
REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA.
http://www.eventosesportivos.com.br/
http://www.atarde.com.br/esporte/noticia.jsf?id=1328658
limuhttp://mundomesquita.blogspot.com/2009/01/os-beneficios-da-copa-de-2014-para-o.htmlsines e 400 automóveis.
http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/copa_do_mundo/index.shtml
organização de eventos esportivos (poit, Davi Rodrigues 4° edição, 2006, editora Phorte)
Gestão,Marketing e coordenação de pequenas e medias academias ( Fernandes Vlademir , e Kerbej, Francisco Carlos 2008 editora intersubjetiva)
Sou estudante de Educação Física da Unicid. Objetivo do blog:Divulgar os conhecimentos que são passados para os estudantes de Educação Física,assim promovendo a compreensão de que além de saúde e esportes esse curso carrega valores morais culturais e politicos.
terça-feira, 10 de agosto de 2010
sábado, 12 de junho de 2010
O menino da rua da urca. Artista Tito da rua
A partir desta obra de arte podemos fazeer varias leituras, uma criança que corre, jogando ,correndo na chuva , ou até simplesmente pulando.
Porem a partir desta imagem gostaria de discutir a questão do corpo.
Como start desse texto devemos pensar na questão da corporeidade que é ,entender o corpo como uma totalidade, de acordo com o pensamento de Morin, a complexidade é a "relação e interligação" não podemos separar corpo, e mente ,pois na verdade o corpo é uma totalidade complexa, No contexto corpo a ideia não é separar ,assim criando divisões e sim perceber a complexidade do corpo como um todo.
"Para pensar a complexidade temos de, inicialmente, nos diferenciarmos do "paradigma da simplificação, do império dos princípios de disjunção, de redução e de abstração" (Morin, 1991, 15).
"A complexidade encontra-se justamente no âmago da relação entre o simples e o complexo porque uma tal relação é ao mesmo tempo antagônica e complementar" (MORIN, 1991: 125).
A partir dessa ideia de corpo podemos observar outras leituras na imagens ,o lúdico, podemos entender como espontaneidade o movimento que a criança executa na pintura , e partindo do pensamento de Huizinga Homo ludens, uma da caracteristicas lúdicas é a espontanedade, na imagem não aparece nenhuma situação na qual a criança pareça, que foi forçada, pelo contrario a primeira impressão que me passa , é a liberdade espontanedade .Podemos tambem interpretar que esse tempo para a criança era o tempo de ócio.
A palavra ócio, derivada do latim otium, significa o fruto das
horas vagas, do descanso e da tranqüilidade, possuindo também
sentido de ocupação suave e prazerosa, porém, como ócio, abriga
a idéia de repouso, confunde-se com ociosidade.
O ócio integra a forma de ser de cada pessoa sendo expressão
de sua identidade, sendo que a vivência de ócio não é
dependente da atividade em si, nem do tempo, do nível econômico
ou formação de quem a vivencia, mas sim está relacionada
com o sentido atribuído por quem a vive, conectando-se com o
mundo da emotividade.Cuenca pag 31 .Tendo em vista o tempo de ocio essa criança estaria realizando uma atividade de lazer que a partir do pensamento de Dumazedier é
[...] um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode
entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para
divertir-se, recrear-se e entreter-se, ou ainda, para desenvolver
sua informação ou formação desinteressada,
sua participação social voluntária ou sua livre capacidade
criadora, após livrar-se ou desembaraçar-se das
obrigações profissionais, familiares e sociais.(Dumazedier, 1976, apud Oleias).
O movimento muito se parece com uma dança ou até expressão de alegria segundo Pierre Weil e Roland o corpo fala ,e nessa imagem a linguagen que me transmite seria essa a ideia de dança .
"Uma das atividades físicas mais significativas para o homem antigo foi a dança. Utilizada como forma de exibir suas qualidades físicas e de expressar os seus sentimentos, era praticada por todos os povos, desde o paleolítico superior (60.000 a.C.)." OliveiraV. (2001, p.14)
Em relação a essa pintura essas foram as leituras que eu consigui perceber e realizar acredito que existam muitas outras relações ,as quais eu poderia ter feito mais neste momento acredito que essas sejam as mais explicitas.
http://pt.shvoong.com/humanities/theory-criticism/796256-corpo-fala-necessidade-uma-linguagem data de acesso 11/06/2010
HUIZINGA, J. Homo Ludens – 1938. Tradução de J. P. Monteiro. São Paulo, Perspectiva, 1971.
DUMAZEDIER, Joffre. Lazer e cultura popular. São Paulo: Perspectiva, 1976.
http://www.efdeportes.com/efd74/corpo.htm data de acesso 12/06/2010
http://www.efdeportes.com/efd85/danca.htm data de acesso 12/06/2010
sexta-feira, 11 de junho de 2010
quarta-feira, 9 de junho de 2010
Pré-conceitos ...
É comum no Brasil ouvirmos sobre o preconceito racial, alguns dizem que não existe, outros que sentem na pele argumentam pela sua experiencia pessoal.Porem falando-se de preconceitos não é apenas o preconceito racial que existe; Sexismo, homofobia ,etnocentrismo, determinismo entre outros.
A palavra preconceito,segundo Regina Célia de Souza ,siginifica um julgamento pré-concebido a partir de um esteriotipo .
O esteriotipo nos "rotula"nos atribuindo caracteristicas pré-concebidas,sem o conhecimento profundo.
Segundo Carlos Serra sociólogo um estereótipo é uma representação esquemática e frequentemente deformada, aplicada a um grupo nacional, étnico ou racial.
A partir desse fundamentação, cabe a esse contexto a musica de Gabriel o pensador (Lavagem Cerebral) cujo link e a letra eu postarei abaixo.
http://www.youtube.com/watch?v=xGHlOb1TMDA&feature=related
Lavagem Cerebral
Gabriel Pensador
Composição: Gabriel, O Pensador
Racismo preconceito e discriminação em geral
É uma burrice coletiva sem explicação
Afinal que justificativa você me dá para um povo que precisa de união
Mas demonstra claramente
Infelizmente
Preconceitos mil
De naturezas diferentes
Mostrando que essa gente
Essa gente do Brasil é muito burra
E não enxerga um palmo à sua frente
Porque se fosse inteligente esse povo já teria agido de forma mais consciente
Eliminando da mente todo o preconceito
E não agindo com a burrice estampada no peito
A "elite" que devia dar um bom exemplo
É a primeira a demonstrar esse tipo de sentimento
Num complexo de superioridade infantil
Ou justificando um sistema de relação servil
E o povão vai como um bundão na onda do racismo e da discriminação
Não tem a união e não vê a solução da questão
Que por incrível que pareça está em nossas mãos
Só precisamos de uma reformulação geral
Uma espécie de lavagem cerebral
Não seja um imbecil
Não seja um ingnorante
Não se importe com a origem ou a cor do seu semelhante
O quê que importa se ele é nordestino e você não?
O quê que importa se ele é preto e você é branco?
Aliás branco no Brasil é difícil porque no Brasil somos todos mestiços
Se você discorda então olhe pra trás
Olhe a nossa história
Os nossos ancestrais
O Brasil colonial não era igual a Portugal
A raiz do meu país era multirracial
Tinha índio, branco, amarelo, preto
Nascemos da mistura então porque o preconceito?
Barrigas cresceram
O tempo passou...
Nasceram os brasileiros cada um com a sua cor
Uns com a pele clara outros mais escura
Mas todos viemos da mesma mistura
Então presta atenção nessa sua babaquice
Pois como eu já disse racismo é burrice
Dê a ignorância um ponto final:
Faça uma lavagem cerebral
Negro e nordestino constróem seu chão
Trabalhador da construção civil conhecido como peão
No Brasil o mesmo negro que constrói o seu apartamento ou quelava o chão de uma delegacia
É revistado e humilhado por um guarda nojento que ainda recebe osalário e o pão de cada dia graças ao negro ao nordestino e atodos nós
Pagamos homens que pensam que ser humilhado não dói
O preconceito é uma coisa sem sentido
Tire a burrice do peito e me dê ouvidos
Me responda se você discriminaria
Um sujeito com a cara do PC Farias
Não você não faria isso não...
Você aprendeu que o preto é ladrão
Muitos negros roubam mas muitos são roubados
E cuidado com esse branco aí parado do seu lado
Porque se ele passa fome
Sabe como é:
Ele rouba e mata um homem
Seja você ou seja o Pelé
Você e o Pelé morreriam igual
Então que morra o preconceito e viva a união racial
Quero ver essa musica você aprender e fazer
A lavagem cerebral
O racismo é burrice mas o mais burro não é o racista
É o que pensa que o racismo não existe
O pior cego é o que não quer ver
E o racismo está dentro de você
Porque o racista na verdade é um tremendo babaca
Que assimila os preconceitos porque tem cabeça fraca
E desde sempre não para pra pensar
Nos conceitos que a sociedade insiste em lhe ensinar
E de pai pra filho o racismo passa
Em forma de piadas que teriam bem mais graça
Se não fossem o retrato da nossa ignorância
Transmitindo a discriminação desde a infância
E o que as crianças aprendem brincando
É nada mais nada menos do que a estupidez se propagando
Qualquer tipo de racismo não se justifica
Ninguém explica
Precisamos da lavagem cerebral pra acabar com esse lixo que é uma herança cultural
Todo mundo é racista mas não sabe a razão
Então eu digo meu irmão
Seja do povão ou da "elite"
Não participe
Pois como eu já disse racismo é burrice
Como eu já disse racismo é burrice
E se você é mais um burro
Não me leve a mal
É hora de fazer uma lavagem cerebral
Mas isso é compromisso seu
Eu nem vou me meter
Quem vai lavar a sua mente não sou eu
É você
_________________
Veja Lippmann, Walter, Public Opinion. New York, Pelican Books, 1947, 2nd ed; Amossy, Ruth et Pierrot, Anne Herschberg, Stéréotypes et clichés, Langue, discours, société. Paris: Nathan, 1997, pp.25-29; Fisshbein, Harold D., Peer Prejudice and Discrimination, Evolutionnary, Cultural and Developmental Dynamics. Colorado/Oxford: Westview Press, 1996.(Artigo reirado do blog )http://oficinadesociologia.blogspot.com/2006/05/o-que-um-esteretipo.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Preconceito
http://www.brasilescola.com/psicologia/atitude-preconceito-estereotipo.htm
A palavra preconceito,segundo Regina Célia de Souza ,siginifica um julgamento pré-concebido a partir de um esteriotipo .
O esteriotipo nos "rotula"nos atribuindo caracteristicas pré-concebidas,sem o conhecimento profundo.
Segundo Carlos Serra sociólogo um estereótipo é uma representação esquemática e frequentemente deformada, aplicada a um grupo nacional, étnico ou racial.
A partir desse fundamentação, cabe a esse contexto a musica de Gabriel o pensador (Lavagem Cerebral) cujo link e a letra eu postarei abaixo.
http://www.youtube.com/watch?v=xGHlOb1TMDA&feature=related
Lavagem Cerebral
Gabriel Pensador
Composição: Gabriel, O Pensador
Racismo preconceito e discriminação em geral
É uma burrice coletiva sem explicação
Afinal que justificativa você me dá para um povo que precisa de união
Mas demonstra claramente
Infelizmente
Preconceitos mil
De naturezas diferentes
Mostrando que essa gente
Essa gente do Brasil é muito burra
E não enxerga um palmo à sua frente
Porque se fosse inteligente esse povo já teria agido de forma mais consciente
Eliminando da mente todo o preconceito
E não agindo com a burrice estampada no peito
A "elite" que devia dar um bom exemplo
É a primeira a demonstrar esse tipo de sentimento
Num complexo de superioridade infantil
Ou justificando um sistema de relação servil
E o povão vai como um bundão na onda do racismo e da discriminação
Não tem a união e não vê a solução da questão
Que por incrível que pareça está em nossas mãos
Só precisamos de uma reformulação geral
Uma espécie de lavagem cerebral
Não seja um imbecil
Não seja um ingnorante
Não se importe com a origem ou a cor do seu semelhante
O quê que importa se ele é nordestino e você não?
O quê que importa se ele é preto e você é branco?
Aliás branco no Brasil é difícil porque no Brasil somos todos mestiços
Se você discorda então olhe pra trás
Olhe a nossa história
Os nossos ancestrais
O Brasil colonial não era igual a Portugal
A raiz do meu país era multirracial
Tinha índio, branco, amarelo, preto
Nascemos da mistura então porque o preconceito?
Barrigas cresceram
O tempo passou...
Nasceram os brasileiros cada um com a sua cor
Uns com a pele clara outros mais escura
Mas todos viemos da mesma mistura
Então presta atenção nessa sua babaquice
Pois como eu já disse racismo é burrice
Dê a ignorância um ponto final:
Faça uma lavagem cerebral
Negro e nordestino constróem seu chão
Trabalhador da construção civil conhecido como peão
No Brasil o mesmo negro que constrói o seu apartamento ou quelava o chão de uma delegacia
É revistado e humilhado por um guarda nojento que ainda recebe osalário e o pão de cada dia graças ao negro ao nordestino e atodos nós
Pagamos homens que pensam que ser humilhado não dói
O preconceito é uma coisa sem sentido
Tire a burrice do peito e me dê ouvidos
Me responda se você discriminaria
Um sujeito com a cara do PC Farias
Não você não faria isso não...
Você aprendeu que o preto é ladrão
Muitos negros roubam mas muitos são roubados
E cuidado com esse branco aí parado do seu lado
Porque se ele passa fome
Sabe como é:
Ele rouba e mata um homem
Seja você ou seja o Pelé
Você e o Pelé morreriam igual
Então que morra o preconceito e viva a união racial
Quero ver essa musica você aprender e fazer
A lavagem cerebral
O racismo é burrice mas o mais burro não é o racista
É o que pensa que o racismo não existe
O pior cego é o que não quer ver
E o racismo está dentro de você
Porque o racista na verdade é um tremendo babaca
Que assimila os preconceitos porque tem cabeça fraca
E desde sempre não para pra pensar
Nos conceitos que a sociedade insiste em lhe ensinar
E de pai pra filho o racismo passa
Em forma de piadas que teriam bem mais graça
Se não fossem o retrato da nossa ignorância
Transmitindo a discriminação desde a infância
E o que as crianças aprendem brincando
É nada mais nada menos do que a estupidez se propagando
Qualquer tipo de racismo não se justifica
Ninguém explica
Precisamos da lavagem cerebral pra acabar com esse lixo que é uma herança cultural
Todo mundo é racista mas não sabe a razão
Então eu digo meu irmão
Seja do povão ou da "elite"
Não participe
Pois como eu já disse racismo é burrice
Como eu já disse racismo é burrice
E se você é mais um burro
Não me leve a mal
É hora de fazer uma lavagem cerebral
Mas isso é compromisso seu
Eu nem vou me meter
Quem vai lavar a sua mente não sou eu
É você
_________________
Veja Lippmann, Walter, Public Opinion. New York, Pelican Books, 1947, 2nd ed; Amossy, Ruth et Pierrot, Anne Herschberg, Stéréotypes et clichés, Langue, discours, société. Paris: Nathan, 1997, pp.25-29; Fisshbein, Harold D., Peer Prejudice and Discrimination, Evolutionnary, Cultural and Developmental Dynamics. Colorado/Oxford: Westview Press, 1996.(Artigo reirado do blog )http://oficinadesociologia.blogspot.com/2006/05/o-que-um-esteretipo.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Preconceito
http://www.brasilescola.com/psicologia/atitude-preconceito-estereotipo.htm
segunda-feira, 24 de maio de 2010
Escritores da liberdade

a partir de um diario que ela implemneta na aula ela começa a conhecer os alunos e ter apercepção de qual caminho deverá ajuda-los a trilhar,a profesora Erin pode ser interpretada com o modelo de aula de Vigotsky no qual o professor observa o conceito da área do desenvolvimento da aprendizagem. ..."Um dos conceitos mais importantes é o de Zona de desenvolvimento proximal, que se relaciona com a diferença entre o que a criança consegue realizar sozinha e aquilo que, embora não consiga realizar sozinha, é capaz de aprender e fazer com a ajuda de uma pessoa mais experiente (adulto, criança mais velha ou com maior facilidade de aprendizado, etc.). A Zona de Desenvolvimento Proximal é, portanto, tudo o que a criança pode adquirir em termos intelectuais quando lhe é dado o suporte educacional devido".
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lev_Vygotsky
http://www.pgie.ufrgs.br/alunos_espie/espie/crorig/public_html/disciplina4-sergio/vigostki.html
sábado, 22 de maio de 2010
Atividades radicais ou de vertigem
As atividades radicais ,podem ser ou não executadas com complementos com o caso do skate , ou apenas na interação e relação com o ambiente ;Le parkour
As atividades de aventura proporcionam a ideia de maior liberdade , possui grandes caracteristicas lúdicas como espontaneidade , seriedade,e ritualismo dentre outras .
"Aliada à caracterização própria destas atividades, denota-se, também, uma crescente conscientização da necessidade de vivências mais espontâneas e significativas, qualidades inerentes a estas práticas, surgindo uma vontade de fuga da rotina estressante e do caos urbano. Assim, as atividades físicas de aventura estimulam uma integração entre necessidade e prazer, oriundos dos diversos aspectos positivos provenientes das vivências em meio natural "Klein Alexander apud ,TAHARA; SCHWARTZ, 2002).
Por ser uma pratica esportiva na qual existe o medo, e a coragem todo o tempo se relaconando os esportes de aventura ou de vertigem proporcionam uma maior incidencia de caracteristicas lúdicas.
"Existe uma perda das emoções nos esportes tradicionais devido as diversas regras, e a grande disputa acima de tudo entre os atletas, fatos que tendem a canalizar as emoções. Dessa forma, as atividades de aventura na natureza ganham cada vez mais adeptos, devido ao fato de serem imprevisíveis e excitantes, e estarem abertos a qualquer pessoa seja qual for idade ou sexo (ELIAS e DUNNING, 1990
ELIAS, N. e DUNNING. E. A busca da excitação. Lisboa: Difel, 1990.
http://www.efdeportes.com/efd142/atividades-de-aventura-e-educacao-ambiental.htm http://www.efdeportes.com/efd58/avent.htm
TAHARA, A. K.; SCHWARTZ, G. M. Atividades de aventura: análise da produção acadêmica do ENAREL. Licere, v.5, n.1, p. 50-58, 2002.
O corpo em sua totalidade
Seguindo o pensamento das postagens anteriores o corpo é um elemento complexo e tem sua totalidade .
Porem nesta postagem quero mostrar as algumas formas de uso do corpo, em algumas delas é possivel verificar uma possivel tentativa de dicotomia, como no caso do corpo-modelo no qual muitas vezes a aparencia é supervalorixada passando a imagem que a inteligencia não possui ligação com o corpo.
De acordo com Souza, as possibilidade de divisão e dicotomia , no contexto corpo ,tendem há gerar divergencia sobre o papel que o corpo ocupa na constituição da inteligencia.
O corpo-esporte, tende a ser esteriotipado com alto rendimento ,a ideia de saúde e qualidade de vida.
Gênero Documentário
Diretor Roberto Berliner
Ano 1997
Duração 3 min
Cor Colorido
Bitola 16mmPaís Brasil
Local de Produção: RJ
Parte da série Som da Rua 1, 38 Eps. X 2' (Dur. Média)
http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=1804
nos mostra aa relação com a musica (musicalidade) e com os instrumentos .
Resumo:Maria da Conceição do Nascimento Souza nasceu em 1963, na Ilha de Massangango, no Rio São Francisco. Vive lá até hoje. Trabalha diariamente na roça e no domingo vai à Ilha do Rodeador vender acarajé. Quando é semana de folga na roça, costura. No Samba de Véio, ela canta, dança e toca tamborete. No dia de Reis, o Samba de Veio, seguindo uma antiga tradição, visita todas as casas da ilha. É casada e tem três filhos: Nerival, Lerivaldo, e Larissa. Eles já dançam o samba mais ainda não foram autorizados a tocar. Vão aprender no devido tempo.
Porem nesta postagem quero mostrar as algumas formas de uso do corpo, em algumas delas é possivel verificar uma possivel tentativa de dicotomia, como no caso do corpo-modelo no qual muitas vezes a aparencia é supervalorixada passando a imagem que a inteligencia não possui ligação com o corpo.
De acordo com Souza, as possibilidade de divisão e dicotomia , no contexto corpo ,tendem há gerar divergencia sobre o papel que o corpo ocupa na constituição da inteligencia.
O corpo-esporte, tende a ser esteriotipado com alto rendimento ,a ideia de saúde e qualidade de vida.
Corpo-modelo, ja o corpo modelo possui implicitamente a ideia de beleza (imposta pela sociedade a qualquer custo) e por esse motivo por ser desencadeadora de disturbios como Anorexia, bulimia e vigorexia (respectivamente representados pelas imagens abaixo
POrem em contra partida e esse mal uso do corpo existem as expressões corporais
.um otimo exemplo é o grupo barbatuques que usa o corpo como instrumentos demostrando assim uma maior cinsciencia corporal
Álém desse grupo, a peça de teatro simbiose, retrata com riqueza de etalhes a ideia de Morin ,que fala sobre a relação e interligação do corpo com o ambiente e outros corpos .
Ja o mini documentario Som da Rua - Samba de Véio
Gênero Documentário
Diretor Roberto Berliner
Ano 1997
Duração 3 min
Cor Colorido
Bitola 16mmPaís Brasil
Local de Produção: RJ
Parte da série Som da Rua 1, 38 Eps. X 2' (Dur. Média)
http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=1804
nos mostra aa relação com a musica (musicalidade) e com os instrumentos .
Resumo:Maria da Conceição do Nascimento Souza nasceu em 1963, na Ilha de Massangango, no Rio São Francisco. Vive lá até hoje. Trabalha diariamente na roça e no domingo vai à Ilha do Rodeador vender acarajé. Quando é semana de folga na roça, costura. No Samba de Véio, ela canta, dança e toca tamborete. No dia de Reis, o Samba de Veio, seguindo uma antiga tradição, visita todas as casas da ilha. É casada e tem três filhos: Nerival, Lerivaldo, e Larissa. Eles já dançam o samba mais ainda não foram autorizados a tocar. Vão aprender no devido tempo.
sábado, 15 de maio de 2010
Vem Dançar
A dança é umas das formas de expressão ou manisfestação da cultura corporal que mais me chama a atenção.
"Uma das atividades físicas mais significativas para o homem antigo foi a dança. Utilizada como forma de exibir suas qualidades físicas e de expressar os seus sentimentos, era praticada por todos os povos, desde o paleolítico superior (60.000 a.C.)."
http://efdeportes.zzn.com/email/portuguese/login/login.asp
Vem Dançar
(Take the Lead, 2006) • Direção: Liz Friedlander
• Roteiro: Dianne Houston
• Gênero: Drama/Música
• Origem: Estados Unidos
• Duração: 108 minutos
• Tipo: Longa-metragem
O filme é baseado na historia rela de um professor chamado Pierre Dulaine, que além de ser um otimo dançarino e competidor,e professor de uma renomada escola de dança de salão, apos ser testemunha de um crime , cometio por um dos alunos Pierre toma a decisão de levar a eles a dança de salão no inico os alinos se sentem desconfiados e até obrigadosa dançar , é muito interesante como a forma de abordagen do profesor influencia o aluno, de acordo com a leitura que tive do filme o professor usou a pedagogia para a produção de conhecimento ,mesclou e relacinou ,o que os alunos se sentiam atraidos na dança ,desta forma eles form levados ao interese pela cultura que eles foram espoxtos, é necessario lembrar que apesar de ser um filme Hollywodiano ,o papel do profesor como auxiliar na produção de conhecimento
foi fundamental para o desenvolvimento dos alunos, graças a forte ARGUMENTAÇÃO o professor consegui driblar as dificuldade que apareciam contra sua aula.

OliveiraV. (2001, p.14) menciona que:
"Uma das atividades físicas mais significativas para o homem antigo foi a dança. Utilizada como forma de exibir suas qualidades físicas e de expressar os seus sentimentos, era praticada por todos os povos, desde o paleolítico superior (60.000 a.C.)."
http://efdeportes.zzn.com/email/portuguese/login/login.asp
Vem Dançar
(Take the Lead, 2006) • Direção: Liz Friedlander
• Roteiro: Dianne Houston
• Gênero: Drama/Música
• Origem: Estados Unidos
• Duração: 108 minutos
• Tipo: Longa-metragem
sexta-feira, 14 de maio de 2010
Nós que aqui estamos por vós esperamos.
O documentario "Nós que aqui estamos por vós esperamos", mostra de uma forma um tanto quanto "seca" a globalização, revolução industrial, guerras , rotinas de trabalho e muitas mortes . Nesse documentario é defacil percepção, como a morte influencia na humanidade, a cada pessoa que faleceu em uma guerra , toda uma famila foi abalada, isso nos faz pensar na ideia de complexidade que segundo Morin tem como fundamento a totalidadade e interação e relação com outros corpos e com o ambiente.
No filme a grande mostra de mortes e suas consequencias nos levam a pensar em toda a evolução da sociedade e tambem, em todos os sacrificios que foram necessarios para tal.
Fica expresso de forma clara a força agonista ,que Huizinga fala p prazer pela agonia do outro na antiguidade a força agonista acontecia pela honra ou até status social, com a evolução o pensamento agonista se dá pelo prazer no sofrer do outro , o documentario nos mostra muito bem essa vertente das guerras além da ordem dos comandantes ,para o inicio da guerra, o alistamento voluntario de alguns cidadãos que julgam imprescindivel seu comparecimento
domingo, 2 de maio de 2010
O Fair-play .
O termo fair-play se faz presente em todos os contextos da vida.
Fair-play significa jogo limpo,em sua ideia mais simplista pois o fair-play abrange muitas outras questões,busca a ética e moral no desporto. O cooperativismo é uma forma de jogo limpo, pois não há a necessidade de trapacear, todos estão juntos buscando o mesmo objetivo a integração,interação ,inclusão e diversão.
Vloet ,(2006) entende fair-play como, não apenas uma pratica desportiva com honestidade como tambem valores como saúde e a integração social.Contudo a maior finalidade do fair-play não é o desporto como instrumento para promoção de valores ,mas antes alcançar uma pratica desportiva moderadamente sã.
O fair play pode ser entendido como uma boa atitude na pratica esportiva .
Segundo Lenk (1976) citado no Dicionario critico de Educação fisica (2005) o termo fair play pode ser dividido em duas vertentes o fair-play formal e o informal.
Segundo Lenk , o informal trata-se das regras regulamentos que o individuo tem de cumprir, ja o fair-play informal se da no contexto dos conceitos citado por Darido (2004) Educação Física Escolar: o conteúdo e suas dimensões, se encaixa no conceito atitudinal ,ou seja as reflexões e atitudes que essa pratica torna presente no individuo.
Podemos com facilidade observar o fair-play em nosso cotidiano, são pequenas atitudes que em sua totalidade podem mudar nossas vidas ,na faculdade ajudar uma pessoa que esta com dificuldades ao invés de aporveitar de sua "dificuldade" para sobressair ,é uma atitude de fair play,assim como no trabalho com a famila , na escola das autonomia ao seu aluno e não aliena-lo é uma atitude de fair que se faz muito necessaria nas instituições de ensino atualmente.
Referencias bibliograficas :
Efdeportes
http://www.efdeportes.com/efd101/esportes.htm
Dicionario critico de Educação fisica,(2005) Organizadores Gonzales,Fernando
Evaldo, Paulo, pagina 195 capitulo Fair play.Citações de Vloet, e Lenk.
Darido, Suraya Para ensinar educação fisica ( 2007)
Educação fisica escolar (2004).
quinta-feira, 29 de abril de 2010
Jogos cooperativos
De acordo com, Orlick, 1989, os jogos cooperativos nasceram milhares de anos atrás, quando membros das comunidades tribais se reuniam para celebrar a vida em volta de uma fogueira.
Na educação fisica o esporte aparece com maior amplitude, levando em consideração que o esporte é competitivo; Segundo Soler, 2006, A educação fisca tem uma relação muito forte com a competição por causa do esporte ,já os jogos são um dos elementos mais utilizados, porem se ministrado de uma forma competitiva ele pode acabar excluindo alunos.Quando aplicados a partir do cooperativismo são um escape dessa realidade assim nos desvencilhando da competitividade do mundo em que vivemos.
"A sociedade capitalista é competitiva valoriza o individualismo e orienta que a produtividade tem na competição o único caminho".( Correia, 2006 )
O uso de jogos cooperativos na pratica pedagogica, possui beneficios coletivos, e individuais; Para o coletivo trabalha o grupo, assim expandindo relações amistosas levando à relfexão ,e rompendo os muros das escolas levando a uma mudança social, intervindo na realidade, fora do ambito escolar.
Como tambem trabalha no individual de cada aluno, sua inclusão ao grupo, o prazer de fazer parte de um grupo auto-estima, confiança, respeito mútuo comunicação, entusiasmo, e suas relações sociais e participação mais efetiva.
Brotto, 2001 ,faz menção a respeito dos beneficios coletivos e individuais dos jogos cooperativos.
"Os jogos cooperativos são formas de compatilhar, e unir pessoas, despertar a coragem para assumir riscos ,tendo pouca preocupação com o fracasso e o sucesso .Eles reforçam a confiança pessoal e intrapessoal ,uma vez que ganhar e perder são apenas referencias do aperfeiçoamento de todos".
Os jogos cooperativos são dinamicas de grupos que tem por objetivo, em primeiro lugar despertar a consciência de cooperação, mostrar que a cooperação é uma alternativa possivel e saudável no campo das relações sociais; em segundo lugar, promover efetivamente a cooperação entre as pessoas, na exata medida em que os jogos são, eles próprios experiências cooperativas.(Barreto apund Soler, 2003 pg, 21)
Essas atividades apresentam valores que surgem perante a cooperação como ,a ajuda mutua, integração ,inclusão respeito ao companheiro,visão do grupo como um todo visando a valorização do coletivo.
Segue abaixo o link dos quadros dos padrões de percepção de Brotto em relação as atividades no contexto omissão ,cooperação e, competição.
http://www.cdof.com.br/recrea9.htm
BROTTO (2001, p.105) afirma que assim “como na vida, uma das únicas
garantias que podemos ter em Jogos Cooperativos é a incerteza dos
resultados, da ousadia das tentativas e da aventura da descoberta de si
mesmo e dos outros. Apenas uma certeza é possível: a certeza de estarmos
todos no mesmo jogo... juntos”.
Segue abaixo as tabelas de Brotto sobre as situações que caracterizam a omissão , competição e cooperação e que servem como analise das atividades.
Segue abaixo três atividades cooperativas e suas classificações
1°Competição e cooperação
A brincadeira do tapete.
Regras: Os participantes terão de se manter em pé em tapetes que serão retirados toda vez que a música parar, eles dançarão em volta dos tapetes até que a musica pare ,neste momento ele terão de correr e ficar em cima do tapete .O intuito da brincadeira é promover a cooperação entre os individuos pois dado o momento em que a quantidade de tapetes foi diminuida, o espaço tambem será e estes terão de ser ajudar para conseguir que a maior quantidade de participantes permaneça até restar apenas o ultimo tapete. É impresindivel que todo o corpo do participante esteja dentro do limite do tapete.
Nesta dinâmica trabalhamos tempo de reação, noção de espaço, respeito ao corpo do companheiro, além de integração, e socialização.
2°Inclusão e cooperação
Futebol adaptado para deficientes.
Regras: Os participantes serão vendados e ficarão sentados na quadra vendados dos dois lados da quadra, um participante ficara no meio (sem vendas) e ira orientar os que estão vendados para qual lado deverão se locomover para evitar que a bola que será rolada pelo participante que estara em sua frente passe pelo gol.A pontuação sera marcada toda vez que a bola ultrapassar as linhas de fundo .A bola não podera ser arremessada apenas rolada.
Esse jogo promove a confiança no outro,pois ele ira conduzir, o parceiro para a direção correta, essa atividade é de inclusão e pode ser minsitrada para deficientes visuais, e fisicos assim promovendo a inclusão e integração dos mesmos na sociedade e entre si.
3°Integração.
Jogo da passagem de bola com cordão de isolamento.
Regras: As equipes serão presas (todos juntos ) por meio de uma fita de isolamento e terão de locomover uma bola dentro deste espaço sem deixar que ela caia, e apenas tocando ,é proibido o arremesso,ou corte, a bola devera passar por todos os participantes sem que caia ,todos deverão participar do circuito que a boa fará.Não é permitido que a bola saia do do limite interno do cordão de isolamento.
Essa atividade desencolve a capacidade de interação ,nela todos os participantes irão interagir e o movimento do parceiro sera influenciado pelo movimento do outro.
O cooperativismodeve ser visto como uma manifestação de contribuição, para a maior autonômia do aluno, sendo mais reflexivo, e participativo.
Referências Bibliograficas
Jogos cooperativos nas aulas de educação fisica
( Marechal Cândido Rondon)
Jogos cooperativos: Se o importante é competir ,o fundamental é cooperar
( Brotto, F. O. 2000)
Jogos cooperativos para educação infantil
( Soler R. 2003)
Trabalhando com jogos cooperativos
(Correa M.M. 2006)
www.edfeportes.com
terça-feira, 27 de abril de 2010
Esgrima
Significa “arte de jogar ou lutar com armas brancas”
A esgrima é um esporte considerado nobre pois sua historia e cultura vem da nobreza .A pratica que mais se assemelha a esgrima possui data de aproximadamente 3 mil anos ,em pinturas onde os guerreiros combatiam com espadas,na antiguidade a esgrima possuia caracteristicas de combate, e aplicação na guerra.
"Existem vestígios de que as lutas com espadas existem desde 1170 a.C. e que desde essa época, na antiga Roma, havia escolas que formavam especialistas para o combate com armas brancas" (RIBEIRO & CAMPOS, 2007)
Teve inicio nas olimpiadas apartir de 1896,
A esgrima é uma luta que se diferencia das demais por varios motivos ,uma curiosidade , é que não podemos dizer que lutamos esgrima, e sim que jogamos esgrima .
A esgrima na era antiga era ultilizada em guerras e confrontos e o ,fim da batalha se dava pela morte do oponente ou por sua rendição ,e humilhação do ininigo ,tendo grande relação com a força agonista
Força agonista de acordo com Alessandro, Hélio a deriva da palavra agonia e tem como fundamento o prazer na agonia do inimigo, agonia vem do grego e significa "lutar contra a morte" o praticante de esgrima da antiguidade era um guerreiro e não um atleta de alto rendimento ,seu objetivo no combate era claro.A esgrima antiga e moderna possuem caracteristicas lúdicas que segundo Huizinga ja citado em outro post.
Na esgrima o combate se faz por meio de interação com ferramentas no caso as armas.
As armas ultilizadas na pratica da esgrima são :Espada ,sabre e florete.
A espada e o florete, que medem 1,10 m, podem ser usados no combate somente para atingir o adversário com a parte da ponta.
No combate com o florete o atleta pode atingir seu oponente em toda região do tronco .
A espada pode ser usada para atingir qualquer parte do corpo do adversário.
O sabre (com até 1,05 metro)é usado para tocar com a ponta ou lâmina, a região da cintura ou acima.
O objetivo da esgrima contemporanea é tocar o adversario , assim somando pontos,o atleta que somar mais pontos vence o combate.Atualmente com os avanços da ciencia , a marcação de pontos é facilitada ,pois existem pontos eletronicos nas roupas dos atletas que possuem sensor de toque e assim validam o ponto ou não, antes dessa evolução tecnologica os participantes só usavam roupas brancas e molhavam a ponta de suas armas na tinta para facilitar a visualização da marca ,.Na esgrima mais antiga essa tecnologia ainda não era disponivel e por esse motivo se usava o termo "touché" que é frânces e significa toquei para ,afirmar que o oponente havia sido tocado.
No florete e no sabre, existe o chamado "direito de passagem" ou "frase d'arma". Quem começa o ataque tem prioridade de ganhar o ponto se houver toque simultâneo. Se errar o ataque ou se o adversário conseguir se defender antes da resposta, a vantagem passa para o adversário. No caso de acontecer toques simultâneos sem prioridade, ninguém pontua. Na espada, que não existe frase d'armas, em caso de toque simultâneo, ambos os adversários ganham um ponto. Se houver empate num combate de espada, é normal dar aos jogadores alguns minutos para descansar antes que se continue o combate para o toque de desempate. Em raras ocasiões, quando continua se dando a situação de empate, é possível que haja um sorteio que eleja o vencedor.
Nas competições de classificação são necessarios 5 toques ao adversario ou 3 minutos de combate.Quando em eliminatorias são necessarios 15 toques ou 9 minutos de combate.De acordo com orgão que rege a competição.
Os atletas usam equipamentos de proteção como, mascara , luvas ,coletes e calças especias,e protetor de seios para as mulheres .
O lugar onde os combates ocorrem é chamado de pista
A pista possui de 1,5 m a 2 m de largura e 14 m de extensão. Há uma linha que divide a pista em dois lados iguais. No fundo de cada lado há uma área (de 1,5 m a 2 m)chamada area de sabre em que o atleta adversario não pode ultrapassar,
Benefícios da prática de esgrima
- Aumento da força, equilíbrio e habilidades corporais;
- Melhoria da resistência muscular;
- Melhorias na agilidade de pensamento, raciocínio e tomada de decisões;
- Desenvolvimento da coordenação motora;
- Desenvolvimento do poder de concentração.
A esgrima pode ser compreendida no pensamento citado por Darido, Suraya .
Conceitual
Proceimental
Atitudinal
Conceitual : o aprendizado da historia do esporte ,sua regras , e seu desenvolvimento na historia e sociedade .
Procedimental: O treino em si, partindo da consciencia corporal ( ser um corpo) e se relacionar com outros corpos com o ambiente e com a ferramenta ,no caso as armas.
Atitudinal : A reflexão que esse esporte ira cuasar no atleta , quais os valores que serão incorporados apartir dessa pratica.
A esgrima pode sim ser aplicada na escola ,por meio de vivencias que tenham o objetivo de proporciaonar ao aluno uma experiencia diferente na qual ele ira desenvolver varias habilidades, concepções, e valores. Por ser um esporte que possue materiais caros ,geralmente é descartada a possibilidade de aplicação no ambito escolar ,porem as armas podem ser confeccionas com cabos de vassoura devidamente cortado e protegidos com ponteiras.Apos cortados os proprios alunos deverão finalizar suas armas .É necessario
a prensença constante do professor para evitar possiveis manisfestações de violencia gratuita . O aluno ira desenvolver habilidades motoras ,integração social e desenvolvimento psicologico ,respeito ao colega e as regras do jogo dentre outras .
.
Referencias:
http://educadorfisico.wordpress.com/2009/11/04/apresentando-a-esgrima/esgrima-armas/
http://www.brasilesgrima.com.br/
Darido Suraya (Para ensinar Educação fisica )
Huizinga Johan ( Homo Ludens)
quarta-feira, 21 de abril de 2010
segunda-feira, 12 de abril de 2010
A ciência
O que é a ciência??A palavra ciencia ,significa conhecimento.
De acordo com o dicionario Aurelio ciência significa:Conjunto organizado de conhecimentos relativos a certas categorias de fatos ou fenômenos. (Toda ciência, para definir-se como tal, deve necessariamente recortar, no real, seu objeto próprio, assim como definir as bases de uma metodologia .
A ciência vem da filosofia , alguns autores citam até que a filoofia é a mãe da ciência.
FILO =Amor
SOFHIA=Sabedoria
Filosofia ,amor à sabedoria.
A filosofia de investiga o pensamento do homem ,como um todo .
Segundo o professor Vanderlei de Barros Rosa a filosofia ,tem como sua principal caracteristica criar conceitos".
Da filosofia nasceu a ciência que veio para estudar esses conceitos.
O pensamento da ciência surgiu na Grécia antiga aproximadamente no século VI A.C ,com os filosofos da natureza.Essa época é de grande importancia historica,pois a sociedade começou a questionar, os pensamentos baseados em dogmas, mitos.
Dogmas.
OS dogmas ,são as doutrinas ou disciplinas que as religiões impõem aos seus adeptos,é como um conceito básico,para a participação de determinada religião.O dogma é uma forma de controle dos fiéis ,uma forma de manipulação na qual não é importante dar respostas . Tendo em vista o contexto historico ,não na mesma época porém com o mesmo contexto dogmatico, aproximadamente em 1483,Martinho Lutero ,na imagem ao lado,Teólogo,Doutor em Biblia,começou a contrariar os ensinamentos de indulgencias,que era uma nova forma de dogmas que a igreja catolica impunha a seus fiéis.A indulgência é a remissão (parcial ou total) dos pecados,os fiéis eram induzidos a comprar indulgencias para si ou para parentes mortos,para remissão de pecados ou diminuição de tempo no purgatorio.Aguns padres e Frades,viajam por toda a europa vendendo indulgências,para reforma das igrejas e capelas .Martinho Lutero,viu todo este esquema como sendo puramente comercial,assim afastando as pessoas do arrependimento, e confissão verdadeiros.Proferiu, então, três sermões contra as indulgências em 1516 e 1517. Segundo a tradição, a 31 de outubro de 1517.Nessa épca a Biblia era totalmente em latim e apenas padres,frades e pessoas da cupula da igreja tinha acesso, ela ,o povo apenas sabia o que lhes era dito,vendo essa injustiça Lutero escreveu as 95 Teses,nas quais criticou a pratica da indulgencia como ato de paganismo,e então começou o arduo trabalho para traduzir a Biblia.
Mitos:Os mitos são explicações ,divinas para explicar manifestações da natureza,o pensamento mítico ,era baseado na vontade ou ira divina, a mitologia era composta por deuses ,heróis ,seres mortais , filhos de deuses, ninfas, sátiros, centauros ,sereias, gorgonas , quimeras entre outros.Como fonte de explicaçao os deuses tinham sua "função "ou designação.
Zeus - deus de todos os deuses, senhor do Céu.
Afrodite - deusa do amor, sexo e beleza.
Poseidon - deus dos mares
Hades - deus das almas dos mortos, dos cemitérios e do subterrâneo.
Hera - deusa dos casamentos e da maternidade.
Apolo - deus da luz e das obras de artes.
Artemis - deusa da caça.
Ares - divindade da guerra..
Atena - deusa da sabedoria e da serenidade. Protetora da cidade de Atenas
Cronos - deus da agricultura que também simbolizava o tempo
Hermes - divindade que representava o comércio e as comunicações
Hefestos - divindade do fogo e do trabalho.
Porém esse pensamento se tornou ultrapassado ,veio então a idéia do ceticismo,que é a atitude daquele que duvida que tem descrença ,baseado nesse pensamento criou-se a "comprovação cientifica",como uma forma de validar aquilo que é pensado(senso comum popular), estudado (filosofia) , e comprovado (ciência).
http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_da_relatividade
A ciência não tem um bom, relacionamento com a religião,por questionar acontecimentos que na religião são explicados por meio de mitos ou dogmas é de Einstein a frase que explica intimamente essa relação "A ciência nos afasta de Deus,mas no aproxima de um criador "Einsten
A ciência questiona, busca ,e se reiventa a todo tempo .A ciência não se considera dona da verdade unica.
O cientificismo é uma vertente da ciencia,ou doutrina que considera a ciência como verdade unica. O modo cartesiano ou modo antigo que faz o uso de espaço, focando a complexidade e totalidade.
De acordo com Souza, as possibilidade de divisão e dicotomia , no contexto corpo ,tendem há gerar divergencia sobre o papel que o corpo ocupa na constituição da inteligencia. Com a ideia de pensamento complexo o qual não se divide não se fragmenta corpo ,amla , e etc. Morim faz menção ao termo corporeidade.
"A complexidade é a união do objeto específico na interligação dos demais saberes, diferenciando-se das definições reducionistas, que só percebem o objeto de sua disciplina, e dos holistas, que só vêem o todo. "A complexidade encontra-se justamente no âmago da relação entre o simples e o complexo porque uma tal relação é ao mesmo tempo antagônica e complementar"Pericles Saremba Vieira apud ,Morin, 1991: 125). De acordo com o pensamento complexo não devemos fragmentar o corpo de acordo com medina somos mu corpo e não temos um corpo , você é um corpo ,mesmo que sua perna seja amputada ali sera seu corpo, o conceito de totalidade é tão complexo que podemos citar , que não existe dia sem noite, ou até sendo mais mitologico não existe bem sem mal, não estamos fragmentando e sim msotrando sua mescla para existencia um precisa da existencia do outro. A nova ciencia defende esse pensamento de totalidade. Pensando na academia , é errado pensar que estamos apenas trabalhando o biceps ou abdomen, esses grupos muculares fazem parte de um todo, e não são isolados. Acredito que por meio desta postagem
http://www.efdeportes.com/efd74/corpo.htm
http://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:eqN1-kPNUtgJ:portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/455/480+lazer+maurcio+teodoro+de+sousa&hl=pt-BR&gl=br&pid=bl&srcid=ADGEESidrTSLl0XgWWv9mg7KUO5ulsWZEMZzSw7kCEOmU9FeYjC9NTejksgUwunuCEAjlY-Mc-1jcVzuPELtH-a5x99AQoBj4DVE7k-n3vWIrOkK8rcg_efIaR9cjcJ0hesqgZsmxcVz&sig=AHIEtbSNt4Tegxm98rloZeGqW2d7GXWrUw
De acordo com o dicionario Aurelio ciência significa:Conjunto organizado de conhecimentos relativos a certas categorias de fatos ou fenômenos. (Toda ciência, para definir-se como tal, deve necessariamente recortar, no real, seu objeto próprio, assim como definir as bases de uma metodologia .
A ciência vem da filosofia , alguns autores citam até que a filoofia é a mãe da ciência.
FILO =Amor
SOFHIA=Sabedoria
Filosofia ,amor à sabedoria.
A filosofia de investiga o pensamento do homem ,como um todo .
Segundo o professor Vanderlei de Barros Rosa a filosofia ,tem como sua principal caracteristica criar conceitos".
Da filosofia nasceu a ciência que veio para estudar esses conceitos.
O pensamento da ciência surgiu na Grécia antiga aproximadamente no século VI A.C ,com os filosofos da natureza.Essa época é de grande importancia historica,pois a sociedade começou a questionar, os pensamentos baseados em dogmas, mitos.
Dogmas.

Indico um otimo filme para melhor compreensão do trabalho de Lutero e sua importancia no desenvolvimento das igrejas protestantes e do fim das indulgencias,estudei esse tema no 1° ano do colegial ,abaixo postei o trailer do filme.
http://www.youtube.com/watch?v=SiHfn3vQbCc
Mitos:Os mitos são explicações ,divinas para explicar manifestações da natureza,o pensamento mítico ,era baseado na vontade ou ira divina, a mitologia era composta por deuses ,heróis ,seres mortais , filhos de deuses, ninfas, sátiros, centauros ,sereias, gorgonas , quimeras entre outros.Como fonte de explicaçao os deuses tinham sua "função "ou designação.
Zeus - deus de todos os deuses, senhor do Céu.
Afrodite - deusa do amor, sexo e beleza.
Poseidon - deus dos mares
Hades - deus das almas dos mortos, dos cemitérios e do subterrâneo.
Hera - deusa dos casamentos e da maternidade.
Apolo - deus da luz e das obras de artes.
Artemis - deusa da caça.
Ares - divindade da guerra..
Atena - deusa da sabedoria e da serenidade. Protetora da cidade de Atenas
Cronos - deus da agricultura que também simbolizava o tempo
Hermes - divindade que representava o comércio e as comunicações
Hefestos - divindade do fogo e do trabalho.

A ciência é baseada em tentativas e erros, ela supera o senso comum popular ,pois se fundamenta em teorias ,teses, comprovações.O metodo cientifico nasce dos "modelos", "hipóteses", "leis" "teses" ,e "teorias"
Uma das teorias mais conhecidas do mundo é a teoria da relatividade de Einstein.Para quem se interessar postei abaixo um site com a explicação da teoria da relatividade.http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_da_relatividade
A ciência não tem um bom, relacionamento com a religião,por questionar acontecimentos que na religião são explicados por meio de mitos ou dogmas é de Einstein a frase que explica intimamente essa relação "A ciência nos afasta de Deus,mas no aproxima de um criador "Einsten
A ciência questiona, busca ,e se reiventa a todo tempo .A ciência não se considera dona da verdade unica.
O cientificismo é uma vertente da ciencia,ou doutrina que considera a ciência como verdade unica. O modo cartesiano ou modo antigo que faz o uso de espaço, focando a complexidade e totalidade.
De acordo com Souza, as possibilidade de divisão e dicotomia , no contexto corpo ,tendem há gerar divergencia sobre o papel que o corpo ocupa na constituição da inteligencia. Com a ideia de pensamento complexo o qual não se divide não se fragmenta corpo ,amla , e etc. Morim faz menção ao termo corporeidade.
"A complexidade é a união do objeto específico na interligação dos demais saberes, diferenciando-se das definições reducionistas, que só percebem o objeto de sua disciplina, e dos holistas, que só vêem o todo. "A complexidade encontra-se justamente no âmago da relação entre o simples e o complexo porque uma tal relação é ao mesmo tempo antagônica e complementar"Pericles Saremba Vieira apud ,Morin, 1991: 125). De acordo com o pensamento complexo não devemos fragmentar o corpo de acordo com medina somos mu corpo e não temos um corpo , você é um corpo ,mesmo que sua perna seja amputada ali sera seu corpo, o conceito de totalidade é tão complexo que podemos citar , que não existe dia sem noite, ou até sendo mais mitologico não existe bem sem mal, não estamos fragmentando e sim msotrando sua mescla para existencia um precisa da existencia do outro. A nova ciencia defende esse pensamento de totalidade. Pensando na academia , é errado pensar que estamos apenas trabalhando o biceps ou abdomen, esses grupos muculares fazem parte de um todo, e não são isolados. Acredito que por meio desta postagem
http://www.efdeportes.com/efd74/corpo.htm
http://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:eqN1-kPNUtgJ:portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/455/480+lazer+maurcio+teodoro+de+sousa&hl=pt-BR&gl=br&pid=bl&srcid=ADGEESidrTSLl0XgWWv9mg7KUO5ulsWZEMZzSw7kCEOmU9FeYjC9NTejksgUwunuCEAjlY-Mc-1jcVzuPELtH-a5x99AQoBj4DVE7k-n3vWIrOkK8rcg_efIaR9cjcJ0hesqgZsmxcVz&sig=AHIEtbSNt4Tegxm98rloZeGqW2d7GXWrUw
quinta-feira, 11 de março de 2010
Vamos brincar! Afinal quem disse que brincar é coisa de criança ? Hein ??
Definição da palavra bricar: vem do latim "ludus. A manifestação do lúdico pode ser vista mais claramente nas crianças, porém sem exclusões pois todo ser humano tem consigo o direito do lazer. de acordo com Huizinga o jogo é anterior a cultura e ele nos mostra a caracteristicas ludicas no livro "Homo ludens"
Espirito de vontade,prazer,espontaneidade,seriedade o jogo é sagrado e tem uma atmosfera psicologica que causa a saida da realidade cotidiana .De acordo com Huizinga o jogo é um fenomeno mutavel,que possui regras,tempo e espaço determinados.O jogo pode ser competitivo ou cooperativo no qual todos ganham.

O ludismo pode ser explicito: um jogo de futebol,ou implicito uma paquera por exemplo.Além das brincadeiras existem outros tipos de jogos como os de tabuleiro,entre eles os mais conhecidos o Xadrez e a dama
Outro grande referenical lúdico é a tela de Brueghel "jogos infantis" de 1560 nos mostra uma realidade diferente da atual na qual crianças e adultos brincavam livremente sem qualquer tipo de preconceito nessa pintura é possivel identificar 84 brincadeiras e 250 personagens entre eles adultos,crianças,homens e mulheres. Nessa época não havia uma distinção clara entre adultos e crianças ,que eram tratados da mema forma,ambos trabalhavam,tinham obrigações e brincavam. No site wikipedia existe uma citação que nos faz refletir sobre a situação da criança no periodo da idade média http://pt.wikipedia.org/wiki/Educa%C3%A7%C3%A3o_infantil
"O modo de lidar com as crianças na idade média era baseado em alguns costumes herdados da Antigüidade. O papel das crianças era definido pelo pai. Os direitos do pai no mundo grego que o pai, além de incluir total controle sobre o filho, incluía também de tirar-lhe a vida, caso o rejeitasse. No mundo germânico, além do poder do pai exercido no seio da família, existia o poder patriarcal, exercido pela dominação política e social. Nas sociedades antigas, o status da criança era nulo. Sua existência no meio social dependia totalmente da vontade do pai, podendo, no caso das deficientes e das meninas, ser mandadas para prostíbulos em lugar de serem mortas, em outros casos, (as pobres) eram abandonadas ou vendidas. Com a ascensão do cristianismo, o modo de lidar com as crianças mudou, apesar da mudança ter sido um processo lento".
No entanto vemos que atualmente as crianças, não brincam como as de antigamente? ou seria apenas saudosismo ?
A brincadeira em si,é vista como coisa de criança pela sociedade atual,existe um preconceito muito forte,no qual adulto trabalha e tem responsabilidades e criança brinca,porem deveria ser pensado com mais clareza a forma que a crianças brincam,as vezes os proprios pais acabam com o "encanto" da brincadeira com suas recomendações:
"Não suje a roupa" , "Não vá quebrar o brinquedo", "é melhor brincar dentro do seu quarto,pois na rua é perigoso",ou "Não quero que você brinque com o filho daquela vizinha".Limitando a criança em um mundo que tem seu fim nas grades do seu portão.As escolas por sua vez não tem infra estrutura para brincadeiras.
Para Piaget (1978) as origens das manifestações lúdicas acompanham o desenvolvimento da inteligência vinculando-se aos estágios do desenvolvimento cognitivo. Cada etapa do desenvolvimento está relacionada a um tipo de atividade lúdica que se sucede da mesma maneira para todos os indivíduosPIAGET (1994) .
A brincadeira é vista como falta do que fazer ou tempo livre que só as crianças possuem,porém esssa colocação é de senso comum (Popular) e contraditoria pois a brincadeira é um dos primeiros contatos da criança com o aprendizado pois,as mães na maioria das vezes ensinam seus bebês apartir de brincadeiras .Depois de estudar a brincadeira em com uma visão universitaria,consegui mudar minha visão a respeito desse tema,hoje entendo a brincadeira no seu aspecto cultural ,cada sociedade tem sua cultura,suas brincadeiras (na maioria brincadeiras de rua) que são passadas de geração em geração e em cada lugar estado ou até bairro,o nome dessas brincadeiras mudam, assim como suas regras e formas de brincar.
segunda-feira, 8 de março de 2010
O que é educação fisica? Qual sua historia ?
Quando se fala em educação física é comum o pensamento de saúde,esportes,academias lotadas com pessoas praticando musculação,porém a educação fisica é muito mais que esse esteriotipo ultrapassado.
O que é educação fisica?
De acordo com MEDINA(1983) citado por OLIVEIRA(1994), a definição de Educação Física é: “ A arte e a ciência do movimento humano que, através de atividades específicas, auxiliam no desenvolvimento integral dos seres humanos, renovando-os e transformando-os no sentido de sua auto-realização e em conformidade com a própria realização de uma sociedade mais justa e livre.” OLIVEIRA, Vitor Marinho de. Consenso e conflito da educação física brasileira. Campinas: Papirus, 1994.
Para compreender esse conceito é necessário em primeiro lugar conheçer a historia da educação fisica.
Roma antiga:A pratica de atividades fisicas em Roma tinha uma postura militar,com enfase na preparação de soldados para a guerra,o coliseu era palco de lutas e disputas dos gladiadores.
http://www.youtube.com/watch?v=DgBgnoEY4iM
Tradução de Harder, Better, Faster, Stronger -
Duro, Melhor, Rápido, Forte
Trabalho é isso, faze-lo, faça-o
Duro, melhor, rápido, forte
Mais disso, hora, nosso, nunca
Sempre, depois, trabalho é isso, acabado
Trabalho é isso, faze-lo, faça-o
Duro, melhor, rápido, forte
Trabalhe duro, faça-o melhor, faça-o rápido, faça-nos fortes; Mais do que nunca, horas depois nosso trabalho nunca acaba. (12x)
Trabalho é isso.
Trabalhar é duro, faze-lo melhor, faça-o rápido, faça-nos forte; Mais disso sempre, horas depois nosso trabalho nunca acaba. (2x)
Trabalhar é duro... faze-lo melhor... faça-o rápido... Mais disso sempre, nosso trabalho nunca acaba.
"Esta tendência Higienista(Educação do Físico/Saúde Corporal), não deve-se apenas aos militares, mas também aos médicos da época, que dentro da sua produção acadêmica, como já citado anteriormente, em referência a Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro; também influenciaram nos padrões de conduta física, moral e intelectual da sociedade. Influência esta, que vem da Europa do século XVIII onde a medicina era muito mais como técnica geral da saúde, do que propriamente “serviço das doenças ou arte das curas”, pois o médico de certa forma estabelecia algumas condições morais(higienistas) à família européia. (CASTELLANI Fº, 1988, p. 40-41). Educação Física no Brasil: A história que não se conta. Campinas, SP: Papirus, 1988.
Em meados da década de 60 e 70 se estabelece o pensamento tecnicista,que abordava a educação fisica como "exercicios de aptidão fisica" "formação de atletas ".
De acordo com Castellani Filho (1994), o esporte foi elemento importante no quadro brasileiro do período e cumpriu, além do aprimoramento físico, a tarefa de desviar a atenção do ambiente coercitivo vivido pelo povo durante a ditadura militar. Dessa forma, o investimento e o apelo feito pelo Estado a instituição esportiva foi na direção do quesito "segurança", por meio do mascaramento da realidade. Nesse contexto, o professor de Educação Física fica incumbido da melhoria da "aptidão física" e da pirâmide esportiva, pois, o esporte nos anos 60 e 70 ganha cada vez mais espaço e passa até a legitimar a Educação Física (Bracht, 1999).( Educação Física no Brasil: a história que não se conta). Campinas: Papirus, 1994
Em 1980 a educaçao fisica passa por uma transição de valores e pensamentos a respeito de seu objeto de estudo.No intuito de mudar essa visão ultrapassada da educação fisica ,dois altores foram de grande importancia nesse processo pois suas ideias ajudaram a difundir uma nova visão da educação fisica .
O que é educação fisica:
De acordo com Medina :É a arte e a ciência do movimento humano que atraves de atividades especificas auxiliam no desenvolvimento intregral,renovando-os,e integrando-os no sentido de sua auto realização de uma sociedade mais justa e livre.(Medina )
Fonte:http://www.motricidade.com/index.php?option=com_content&view=article&id=111:as-principais-tendencias-pedagogicas-da-educacao-fisica-escolar-a-partir-da-decada-de-80&catid=48:docencia&Itemid=90
.
O que é educação fisica?
De acordo com MEDINA(1983) citado por OLIVEIRA(1994), a definição de Educação Física é: “ A arte e a ciência do movimento humano que, através de atividades específicas, auxiliam no desenvolvimento integral dos seres humanos, renovando-os e transformando-os no sentido de sua auto-realização e em conformidade com a própria realização de uma sociedade mais justa e livre.” OLIVEIRA, Vitor Marinho de. Consenso e conflito da educação física brasileira. Campinas: Papirus, 1994.
Para compreender esse conceito é necessário em primeiro lugar conheçer a historia da educação fisica.
O surgimento da educação fisica teve inicio por aproximadamente em 450à 500 a.C. na Grécia antiga,com a preocupação do desenvolvimento fisico (movimento humano),nesta época não havia distinção entre as modalidades, todas tinham o nome de ginastica. As primeiras olimpiadas da era antiga se iniciram na grecia,com uma grande curiosidade,só participavam homens e todos competiam nús.Os gregos tinham grande preocupação com formação de seus cidadãos,e acreditavam que a atividade fisica contribuia para uma sociedade melhor,assim se desenvolveu a ideia de quatrivio (conjunto de formação para um cidadão grego)que consistia em aprendizados na área de música,raciocinio lógico,linguagem e ginastica.Nesse periodo pensadores como Platão ,Aristoteles e Socrates contribuíram e muito para a Educação Física e a Pedagogia atribuindo conceitos até hoje aceitos.
Em periodos de guerra eram enviados corredores para transmitir as mensagens dos comandantes aos rivais, houve uma grande batalha em 40 a.C., entre os gregos e os persas em Marhaton Os gregos ganharam a batalha; um mensageiro correu cerca de 42km até Atenas, para dar as boas notícias. Depois ele caiu morto! Isto mesmo chegou a morre de tanto que correu por fadiga e desidratação.As maratonas hoje são normais em ruas abertas e a distância percorrida pode ser de até 42 km.Roma antiga:A pratica de atividades fisicas em Roma tinha uma postura militar,com enfase na preparação de soldados para a guerra,o coliseu era palco de lutas e disputas dos gladiadores.
A célebre frase "Mens Sana in Corpore Sano" de Juvenal vem desse período romano.E volta a relação entre mente e corpo.
Mais adiante por volta de 1850 á 1880 ,temos o pensamento eugenista .
A eugenia foi um termo criado por Francis Galton com significado "bem nascido"(Hereditary Talent and Genius") e partia da ideia de tornar o individuo mais forte e melhor,com um processo de melhoria da raça atraves das atividades fisicas,assim levando a não aceitação de si mesmo.Grandes pensadores eugenistas são Charles Darwin,Renato Kehl,e Adolf Hitler.Abaixo eu postei um video e a tradução da letra,que demonstra caracteristicas eugenistas pela forma como ilustra uma possivel melhoria da raça. http://www.youtube.com/watch?v=DgBgnoEY4iM
Tradução de Harder, Better, Faster, Stronger -
Duro, Melhor, Rápido, Forte
Trabalho é isso, faze-lo, faça-o
Duro, melhor, rápido, forte
Mais disso, hora, nosso, nunca
Sempre, depois, trabalho é isso, acabado
Trabalho é isso, faze-lo, faça-o
Duro, melhor, rápido, forte
Trabalhe duro, faça-o melhor, faça-o rápido, faça-nos fortes; Mais do que nunca, horas depois nosso trabalho nunca acaba. (12x)
Trabalho é isso.
Trabalhar é duro, faze-lo melhor, faça-o rápido, faça-nos forte; Mais disso sempre, horas depois nosso trabalho nunca acaba. (2x)
Trabalhar é duro... faze-lo melhor... faça-o rápido... Mais disso sempre, nosso trabalho nunca acaba.
Higienismo: melhoria da raça por meio da higiene (saúde) De acordo com(OLIVEIRA, 1994). Um dos mais importantes teóricos do liberalismo, o inglês John Locke, no século XVII, preocupava-se com as características exclusivamente intelectuais da educação inglesa. Locke passou, então, a pregar uma educação integral: intelectual, moral e física. Em particular sobre a educação física, Locke tinha uma visão higienista, influenciada por sua formação médica. Para ele, a prática de atividades físicas inspirada nas concepções gregas de educação auxiliaria o processo de formação do homem civilizado. A formação do gentleman inglês passaria necessariamente pela educação física .
"Esta tendência Higienista(Educação do Físico/Saúde Corporal), não deve-se apenas aos militares, mas também aos médicos da época, que dentro da sua produção acadêmica, como já citado anteriormente, em referência a Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro; também influenciaram nos padrões de conduta física, moral e intelectual da sociedade. Influência esta, que vem da Europa do século XVIII onde a medicina era muito mais como técnica geral da saúde, do que propriamente “serviço das doenças ou arte das curas”, pois o médico de certa forma estabelecia algumas condições morais(higienistas) à família européia. (CASTELLANI Fº, 1988, p. 40-41). Educação Física no Brasil: A história que não se conta. Campinas, SP: Papirus, 1988.
Em meados da década de 60 e 70 se estabelece o pensamento tecnicista,que abordava a educação fisica como "exercicios de aptidão fisica" "formação de atletas ".
De acordo com Castellani Filho (1994), o esporte foi elemento importante no quadro brasileiro do período e cumpriu, além do aprimoramento físico, a tarefa de desviar a atenção do ambiente coercitivo vivido pelo povo durante a ditadura militar. Dessa forma, o investimento e o apelo feito pelo Estado a instituição esportiva foi na direção do quesito "segurança", por meio do mascaramento da realidade. Nesse contexto, o professor de Educação Física fica incumbido da melhoria da "aptidão física" e da pirâmide esportiva, pois, o esporte nos anos 60 e 70 ganha cada vez mais espaço e passa até a legitimar a Educação Física (Bracht, 1999).( Educação Física no Brasil: a história que não se conta). Campinas: Papirus, 1994
Em 1980 a educaçao fisica passa por uma transição de valores e pensamentos a respeito de seu objeto de estudo.No intuito de mudar essa visão ultrapassada da educação fisica ,dois altores foram de grande importancia nesse processo pois suas ideias ajudaram a difundir uma nova visão da educação fisica .
- Castellani Filho Lino
- Medina,João paulo
- Atualmente a educação fisica esta divida em algumas tendencias :
- Desenvolvimentista
- Construtivista
- Sistemica
- Critico superadora
- Cultural
- Psicomotricidade
- Saúde renovada
- PCN(parâmetros curriculares nacionais)
- critico emanciatoria
- Jogos cooperativos
O que é educação fisica:
De acordo com Medina :É a arte e a ciência do movimento humano que atraves de atividades especificas auxiliam no desenvolvimento intregral,renovando-os,e integrando-os no sentido de sua auto realização de uma sociedade mais justa e livre.(Medina )
Fonte:http://www.motricidade.com/index.php?option=com_content&view=article&id=111:as-principais-tendencias-pedagogicas-da-educacao-fisica-escolar-a-partir-da-decada-de-80&catid=48:docencia&Itemid=90
.
Assinar:
Postagens (Atom)