quinta-feira, 11 de março de 2010

Vamos brincar! Afinal quem disse que brincar é coisa de criança ? Hein ??

Definição da palavra bricar: vem do latim "ludus. A manifestação do lúdico pode ser vista mais claramente nas crianças, porém sem exclusões pois todo ser humano tem consigo o direito do lazer. de acordo com Huizinga o jogo é anterior a cultura e ele  nos mostra a caracteristicas ludicas no livro "Homo ludens"

Espirito de vontade,prazer,espontaneidade,seriedade o jogo é sagrado e tem uma atmosfera psicologica  que causa a saida da realidade cotidiana .De acordo com Huizinga o jogo é um fenomeno mutavel,que possui regras,tempo e espaço determinados.O jogo pode ser competitivo ou cooperativo no qual todos ganham.
Um ótimo filme para perceber as caracteristicas ludicas é " Filhos do paraíso",pois ele demostrar claramente o lúdismo em varios ambientes diferentes.


O ludismo pode ser explicito: um jogo de futebol,ou implicito uma paquera por exemplo.Além  das brincadeiras existem outros tipos de jogos como os de tabuleiro,entre eles os mais conhecidos o Xadrez e a dama
Essa foto foi de uma aula sobre a vivencia do xadrez e dama,no qual eu e mais 4 alunos demos suporte ao professor para ensinar o resto da turma que nunca havia tido contato com esse tipo de jogo .


Outro grande referenical lúdico é a tela de Brueghel "jogos infantis" de 1560 nos mostra uma realidade diferente da atual na qual crianças e adultos brincavam livremente sem qualquer tipo de preconceito nessa pintura é possivel identificar 84 brincadeiras e 250 personagens entre eles adultos,crianças,homens e mulheres. Nessa época não havia uma distinção clara entre adultos e crianças ,que eram tratados da mema forma,ambos trabalhavam,tinham obrigações e brincavam. No site wikipedia existe uma citação que nos faz refletir sobre a situação da criança no periodo da idade média http://pt.wikipedia.org/wiki/Educa%C3%A7%C3%A3o_infantil

"O modo de lidar com as crianças na idade média era baseado em alguns costumes herdados da Antigüidade. O papel das crianças era definido pelo pai. Os direitos do pai no mundo grego que o pai, além de incluir total controle sobre o filho, incluía também de tirar-lhe a vida, caso o rejeitasse. No mundo germânico, além do poder do pai exercido no seio da família, existia o poder patriarcal, exercido pela dominação política e social. Nas sociedades antigas, o status da criança era nulo. Sua existência no meio social dependia totalmente da vontade do pai, podendo, no caso das deficientes e das meninas, ser mandadas para prostíbulos em lugar de serem mortas, em outros casos, (as pobres) eram abandonadas ou vendidas. Com a ascensão do cristianismo, o modo de lidar com as crianças mudou, apesar da mudança ter sido um processo lento".

No entanto vemos que atualmente as crianças, não brincam como as de antigamente? ou seria apenas saudosismo ?
 A brincadeira em si,é vista como coisa de criança pela sociedade atual,existe um preconceito muito forte,no qual adulto trabalha e tem responsabilidades e criança brinca,porem deveria ser pensado com mais clareza a forma que a crianças brincam,as vezes os proprios pais acabam com o "encanto" da brincadeira com suas recomendações:

"Não suje a roupa" , "Não vá quebrar o brinquedo", "é melhor brincar dentro do seu quarto,pois na rua é perigoso",ou "Não quero que você brinque com o filho daquela vizinha".Limitando a criança em um mundo que tem seu fim nas grades do seu portão.As escolas por sua vez não tem infra estrutura para brincadeiras.

Para Piaget (1978) as origens das manifestações lúdicas acompanham o desenvolvimento da inteligência vinculando-se aos estágios do desenvolvimento cognitivo. Cada etapa do desenvolvimento está relacionada a um tipo de atividade lúdica que se sucede da mesma maneira para todos os indivíduosPIAGET (1994) .

A brincadeira é vista como falta do que fazer ou tempo livre que só as crianças possuem,porém esssa colocação é de senso comum (Popular) e contraditoria pois a brincadeira é um dos primeiros contatos da criança com o aprendizado pois,as mães na maioria das vezes ensinam seus bebês apartir de brincadeiras .Depois de estudar a brincadeira em com uma visão universitaria,consegui mudar minha visão a respeito desse tema,hoje entendo a brincadeira no seu aspecto cultural ,cada sociedade tem sua cultura,suas brincadeiras  (na maioria brincadeiras de rua) que são passadas de geração em geração e em cada lugar estado ou até bairro,o nome dessas brincadeiras mudam, assim como suas regras e formas de brincar.