Sou estudante de Educação Física da Unicid. Objetivo do blog:Divulgar os conhecimentos que são passados para os estudantes de Educação Física,assim promovendo a compreensão de que além de saúde e esportes esse curso carrega valores morais culturais e politicos.
quinta-feira, 29 de abril de 2010
Jogos cooperativos
De acordo com, Orlick, 1989, os jogos cooperativos nasceram milhares de anos atrás, quando membros das comunidades tribais se reuniam para celebrar a vida em volta de uma fogueira.
Na educação fisica o esporte aparece com maior amplitude, levando em consideração que o esporte é competitivo; Segundo Soler, 2006, A educação fisca tem uma relação muito forte com a competição por causa do esporte ,já os jogos são um dos elementos mais utilizados, porem se ministrado de uma forma competitiva ele pode acabar excluindo alunos.Quando aplicados a partir do cooperativismo são um escape dessa realidade assim nos desvencilhando da competitividade do mundo em que vivemos.
"A sociedade capitalista é competitiva valoriza o individualismo e orienta que a produtividade tem na competição o único caminho".( Correia, 2006 )
O uso de jogos cooperativos na pratica pedagogica, possui beneficios coletivos, e individuais; Para o coletivo trabalha o grupo, assim expandindo relações amistosas levando à relfexão ,e rompendo os muros das escolas levando a uma mudança social, intervindo na realidade, fora do ambito escolar.
Como tambem trabalha no individual de cada aluno, sua inclusão ao grupo, o prazer de fazer parte de um grupo auto-estima, confiança, respeito mútuo comunicação, entusiasmo, e suas relações sociais e participação mais efetiva.
Brotto, 2001 ,faz menção a respeito dos beneficios coletivos e individuais dos jogos cooperativos.
"Os jogos cooperativos são formas de compatilhar, e unir pessoas, despertar a coragem para assumir riscos ,tendo pouca preocupação com o fracasso e o sucesso .Eles reforçam a confiança pessoal e intrapessoal ,uma vez que ganhar e perder são apenas referencias do aperfeiçoamento de todos".
Os jogos cooperativos são dinamicas de grupos que tem por objetivo, em primeiro lugar despertar a consciência de cooperação, mostrar que a cooperação é uma alternativa possivel e saudável no campo das relações sociais; em segundo lugar, promover efetivamente a cooperação entre as pessoas, na exata medida em que os jogos são, eles próprios experiências cooperativas.(Barreto apund Soler, 2003 pg, 21)
Essas atividades apresentam valores que surgem perante a cooperação como ,a ajuda mutua, integração ,inclusão respeito ao companheiro,visão do grupo como um todo visando a valorização do coletivo.
Segue abaixo o link dos quadros dos padrões de percepção de Brotto em relação as atividades no contexto omissão ,cooperação e, competição.
http://www.cdof.com.br/recrea9.htm
BROTTO (2001, p.105) afirma que assim “como na vida, uma das únicas
garantias que podemos ter em Jogos Cooperativos é a incerteza dos
resultados, da ousadia das tentativas e da aventura da descoberta de si
mesmo e dos outros. Apenas uma certeza é possível: a certeza de estarmos
todos no mesmo jogo... juntos”.
Segue abaixo as tabelas de Brotto sobre as situações que caracterizam a omissão , competição e cooperação e que servem como analise das atividades.
Segue abaixo três atividades cooperativas e suas classificações
1°Competição e cooperação
A brincadeira do tapete.
Regras: Os participantes terão de se manter em pé em tapetes que serão retirados toda vez que a música parar, eles dançarão em volta dos tapetes até que a musica pare ,neste momento ele terão de correr e ficar em cima do tapete .O intuito da brincadeira é promover a cooperação entre os individuos pois dado o momento em que a quantidade de tapetes foi diminuida, o espaço tambem será e estes terão de ser ajudar para conseguir que a maior quantidade de participantes permaneça até restar apenas o ultimo tapete. É impresindivel que todo o corpo do participante esteja dentro do limite do tapete.
Nesta dinâmica trabalhamos tempo de reação, noção de espaço, respeito ao corpo do companheiro, além de integração, e socialização.
2°Inclusão e cooperação
Futebol adaptado para deficientes.
Regras: Os participantes serão vendados e ficarão sentados na quadra vendados dos dois lados da quadra, um participante ficara no meio (sem vendas) e ira orientar os que estão vendados para qual lado deverão se locomover para evitar que a bola que será rolada pelo participante que estara em sua frente passe pelo gol.A pontuação sera marcada toda vez que a bola ultrapassar as linhas de fundo .A bola não podera ser arremessada apenas rolada.
Esse jogo promove a confiança no outro,pois ele ira conduzir, o parceiro para a direção correta, essa atividade é de inclusão e pode ser minsitrada para deficientes visuais, e fisicos assim promovendo a inclusão e integração dos mesmos na sociedade e entre si.
3°Integração.
Jogo da passagem de bola com cordão de isolamento.
Regras: As equipes serão presas (todos juntos ) por meio de uma fita de isolamento e terão de locomover uma bola dentro deste espaço sem deixar que ela caia, e apenas tocando ,é proibido o arremesso,ou corte, a bola devera passar por todos os participantes sem que caia ,todos deverão participar do circuito que a boa fará.Não é permitido que a bola saia do do limite interno do cordão de isolamento.
Essa atividade desencolve a capacidade de interação ,nela todos os participantes irão interagir e o movimento do parceiro sera influenciado pelo movimento do outro.
O cooperativismodeve ser visto como uma manifestação de contribuição, para a maior autonômia do aluno, sendo mais reflexivo, e participativo.
Referências Bibliograficas
Jogos cooperativos nas aulas de educação fisica
( Marechal Cândido Rondon)
Jogos cooperativos: Se o importante é competir ,o fundamental é cooperar
( Brotto, F. O. 2000)
Jogos cooperativos para educação infantil
( Soler R. 2003)
Trabalhando com jogos cooperativos
(Correa M.M. 2006)
www.edfeportes.com
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