terça-feira, 27 de abril de 2010

Esgrima


Significa “arte de jogar ou lutar com armas brancas”
A esgrima é um esporte considerado nobre pois sua historia e cultura vem da nobreza .A pratica que mais se assemelha a esgrima possui data de aproximadamente 3 mil anos ,em pinturas onde os guerreiros combatiam com espadas,na  antiguidade a esgrima possuia caracteristicas de combate, e aplicação na guerra.

"Existem vestígios de que as lutas com espadas existem desde 1170 a.C. e que desde essa época, na antiga Roma, havia escolas que formavam especialistas para o combate com armas brancas" (RIBEIRO & CAMPOS, 2007)


Teve inicio nas olimpiadas apartir de 1896,
A esgrima é uma luta que se diferencia das demais por varios motivos ,uma curiosidade , é que não podemos dizer que lutamos esgrima, e sim que jogamos esgrima .
A esgrima na era antiga era ultilizada em guerras e confrontos e o ,fim da batalha se dava pela morte do oponente ou por sua rendição ,e humilhação do ininigo ,tendo grande relação com a força agonista
Força agonista de acordo com Alessandro, Hélio a deriva da palavra agonia e tem como fundamento o prazer na agonia do inimigo,  agonia vem do grego e significa "lutar contra a morte" o praticante de esgrima da antiguidade era um guerreiro e não um atleta de alto rendimento ,seu objetivo no combate era  claro.A esgrima antiga e moderna possuem  caracteristicas lúdicas que segundo Huizinga ja citado em outro post.
Na esgrima o combate se faz por meio de interação com ferramentas no caso as armas.
As armas ultilizadas na pratica da esgrima são :Espada ,sabre e florete. 

A espada e o florete, que medem 1,10 m, podem ser usados no combate somente para atingir o adversário com a parte da ponta.
No combate com o florete o atleta pode atingir seu oponente em toda região do tronco .

A espada pode ser usada para atingir qualquer parte do corpo do adversário.

O sabre (com até 1,05 metro)é usado para tocar com a ponta ou lâmina, a região da cintura ou acima.

O objetivo da esgrima contemporanea é tocar o adversario , assim somando pontos,o atleta que somar mais pontos vence o combate.Atualmente com os avanços da ciencia , a marcação de pontos é facilitada ,pois existem pontos eletronicos nas roupas dos atletas que possuem sensor de toque e assim validam o ponto ou não, antes dessa evolução tecnologica os participantes só usavam roupas brancas e molhavam a ponta de suas armas na tinta para facilitar a visualização da marca ,.Na esgrima mais antiga essa tecnologia ainda não era disponivel e por esse motivo se usava o termo "touché" que é frânces e significa toquei para ,afirmar que o oponente havia sido tocado.

No florete e no sabre, existe o chamado "direito de passagem" ou "frase d'arma". Quem começa o ataque tem prioridade de ganhar o ponto se houver toque simultâneo. Se errar o ataque ou se o adversário conseguir se defender antes da resposta, a vantagem passa para o adversário. No caso de acontecer toques simultâneos sem prioridade, ninguém pontua. Na espada, que não existe frase d'armas, em caso de toque simultâneo, ambos os adversários ganham um ponto. Se houver empate num combate de espada, é normal dar aos jogadores alguns minutos para descansar antes que se continue o combate para o toque de desempate. Em raras ocasiões, quando continua se dando a situação de empate, é possível que haja um sorteio que eleja o vencedor.


Nas competições de classificação são necessarios 5 toques ao adversario ou 3 minutos de combate.Quando em eliminatorias são necessarios 15 toques ou 9 minutos de combate.De acordo com orgão que rege a competição.
Os atletas usam equipamentos de proteção como, mascara , luvas ,coletes e calças especias,e  protetor de seios para as mulheres .

O lugar onde os combates ocorrem é chamado de pista

A pista possui de 1,5 m a 2 m de largura e 14 m de extensão. Há uma linha que divide a pista em dois lados iguais. No fundo de cada lado há uma área (de 1,5 m a 2 m)chamada area de sabre em que o atleta adversario não pode ultrapassar,

Benefícios da prática de esgrima
- Aumento da força, equilíbrio e habilidades corporais;
- Melhoria da resistência muscular;
- Melhorias na agilidade de pensamento, raciocínio e tomada de decisões;
- Desenvolvimento da coordenação motora;
- Desenvolvimento do poder de concentração.

A esgrima pode ser compreendida no pensamento citado por Darido, Suraya .
Conceitual
Proceimental
Atitudinal
Conceitual : o aprendizado da historia do esporte ,sua regras , e seu desenvolvimento na historia e sociedade .
Procedimental: O treino em si, partindo da consciencia corporal ( ser um corpo) e se relacionar com outros corpos com o ambiente e com a ferramenta ,no caso as armas.
Atitudinal : A reflexão que esse esporte ira cuasar no atleta , quais os valores que serão incorporados apartir dessa pratica.
A esgrima pode sim ser aplicada na escola ,por meio de vivencias que tenham o objetivo de proporciaonar ao aluno uma experiencia diferente na qual ele ira desenvolver varias habilidades, concepções, e valores. Por ser um esporte que possue materiais caros ,geralmente é descartada a possibilidade de aplicação no ambito escolar ,porem as armas  podem ser confeccionas com cabos de vassoura devidamente cortado e protegidos com ponteiras.Apos cortados os proprios alunos deverão finalizar suas armas .É necessario
a prensença constante do professor para evitar possiveis manisfestações de violencia gratuita . O aluno ira desenvolver habilidades motoras ,integração social e desenvolvimento psicologico ,respeito ao colega e as regras do jogo dentre outras .
.


Referencias:

http://educadorfisico.wordpress.com/2009/11/04/apresentando-a-esgrima/esgrima-armas/

http://www.brasilesgrima.com.br/

Darido Suraya (Para ensinar Educação fisica )

Huizinga Johan ( Homo Ludens)