sexta-feira, 29 de julho de 2011

Aprendizagem motora, segundo Go Tani

 Segundo Go Tani, a aprendizagem motora é caracterizada por um tipo de situação inversa.
Possuindo níveis hierarquicos.
1° Controle por feedback, detecção e correção do erro, assim estabilizando-o.
2° Controle adaptativo, observação das adaptações necessárias de acordo com as mudanças.
3° Controle auto-organizacional, a mudanças não ocorre apenas nos paramêtros, e sim na estrutura, pensando em habilidade, fisiologicamente falando seria o menor gasto calórico, porem com maior eficacia do gesto motor.
Abaixo segue um trecho do estudo de Go Tani.
"Partindo da idéia de Go Tani, quando se vai construir um relógio, os componentes e as fases ja estão bem definidas .Potanto, independentemente, das partes do relógio serem complexas ou não, se pode chegar ao mesmo produto. Ja pensando em aprendizado, e seus problemas mal-definidos , há 3 características básicas:
1° Não existe solução a principio.
2° A solução do problema não é determinada de forma única.
3° As mudanças nas soluções são descontinuas."
Tendo o movimento como objeto de análise, a execução de determinado movimento, em um grau elevado de eficacia é chamado de alto grau de adaptação. Relacionando com a física e a biologia esse conceito recebe o nome de auto-organização. Sendo que não existe aprendizagem sem estímulo.
Desta forma, pensando em aquisição ou refinamento das habilidades motoras, devemos  possuir estratégias que sirvam de aliçerce para o estudo, porem sempre levando em consideração  a potencialidade do aprendiz . Observando que ao fornecer o estimlo, haverá um grande numero de possibilidade de respostas.


Bibliografia :
Go Tani, Aprendizagem motora como um problema mal-definido.
 José Angelo Barella, Aquisição de habilidades motoras do inexperiente ao habilidoso