Quando pensamos em aprendizagem é comum confundirmos com desenvolvimento, mais o que seria a aprendizagem?. Segundo Schmidt, a aprendizagem ocorre quando no primeiro contato com determinada habilidade , ou movimento (pensando-se em aprendizagem motora.)
Schmidt propõe 3 estágios para a aprendizagem : Cognitivo , associativo e autonômo.
No cognitivo, nessa fase os erros são muito comuns , pois o aprendiz esta se reorganizando e assimilando, o estimulo que lhe foi dado ,para conseguir executar a tarefa, ele precisa entender a proposta, nessa fase é muito comum pensar para fazer , levando esse conceito para o nosso cotidiano , em uma aula de dança de salão , usaremos como exemplo o samba de gafieira, o aluno iniciante , tende a olhar para os pés enquanto tenta executar o passo que lhe foi proposto.Palafox ainda faz cita um conceito de Guilford, que relaciona a fase cognitiva com atividades intelectuais,com a descoberta da informação.
Na fase associativa Schmidt defende que é o estágio intermediário de aprendizagem, no qual o aprendiz ja consegue executar o movimento com menos erros, havendo a percepção dos erros, voltando a nosso exemplo, o aluno ja consegue executar o passo proposto com mais facilidade, porém em certos momentos ainda comete erros , que logo são percebidos por ele. Ele sabe que errou , tem essa consciência , mesmo que o gesto motor tenha sido fora do que lhe foi proposto ele ja possui essa percepção .
No terceiro estágio , Schmitd afirma que, que os movimentos começam a ser automáticos, e o aprendiz ,utiliza menos a energia para executar , segundo o autor com o a quando o aprendiz chega a fase automonoma ele economiza uma porção de energia, e utiliza uma menor atenção, o individuo possui autonomia para detectar erros, e assim é possivel que o professor deixe a tarefa mais complexa atribuindo uma nova combinação de movimentos ou mudando a proposta. Para nosso aluno de dança , ele ja executa o movimento com um certo dominio, no qual ele ja consegue explorar, o movimento em outros angulos e planos com total liberdade, podemos pensar que ele se locomove pela sala executando o passo combinado com um giro.
SCHIMIDT, Richard A. Aprendizagem e performance motora: uma abordagem da aprendizagem baseada em problema - 2º ed. Porto Alegre: Artmed editora, 2001
http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/viewArticle/3387 Data de acesso 02/04/2011.