sábado, 22 de maio de 2010

Atividades radicais ou de vertigem



As atividades radicais ,podem ser ou não executadas com complementos com o caso do skate , ou apenas na interação e relação com o ambiente ;Le parkour

As atividades de aventura proporcionam a ideia de maior liberdade , possui grandes caracteristicas lúdicas como espontaneidade , seriedade,e ritualismo dentre outras .
 "Aliada à caracterização própria destas atividades, denota-se, também, uma crescente conscientização da necessidade de vivências mais espontâneas e significativas, qualidades inerentes a estas práticas, surgindo uma vontade de fuga da rotina estressante e do caos urbano. Assim, as atividades físicas de aventura estimulam uma integração entre necessidade e prazer, oriundos dos diversos aspectos positivos provenientes das vivências em meio natural "Klein Alexander apud ,TAHARA; SCHWARTZ, 2002).
Por ser uma pratica esportiva na qual existe o medo, e a coragem todo o tempo se relaconando os esportes de aventura ou de vertigem proporcionam uma maior incidencia de caracteristicas lúdicas.
"Existe uma perda das emoções nos esportes tradicionais devido as diversas regras, e a grande disputa acima de tudo entre os atletas, fatos que tendem a canalizar as emoções. Dessa forma, as atividades de aventura na natureza ganham cada vez mais adeptos, devido ao fato de serem imprevisíveis e excitantes, e estarem abertos a qualquer pessoa seja qual for idade ou sexo (ELIAS e DUNNING, 1990


ELIAS, N. e DUNNING. E. A busca da excitação. Lisboa: Difel, 1990.
http://www.efdeportes.com/efd142/atividades-de-aventura-e-educacao-ambiental.htm
http://www.efdeportes.com/efd58/avent.htm
TAHARA, A. K.; SCHWARTZ, G. M. Atividades de aventura: análise da produção acadêmica do ENAREL. Licere, v.5, n.1, p. 50-58, 2002.

O corpo em sua totalidade

Seguindo o pensamento das postagens anteriores o corpo é um elemento complexo e tem sua totalidade .
Porem nesta postagem quero mostrar as algumas formas de uso do corpo, em algumas delas é possivel verificar uma possivel tentativa de dicotomia, como no caso do corpo-modelo no qual muitas vezes a aparencia é supervalorixada passando a imagem que a inteligencia não possui ligação com o corpo.
De acordo com Souza, as possibilidade de divisão e dicotomia , no contexto corpo ,tendem há gerar divergencia sobre o papel que o corpo ocupa na constituição da inteligencia. 
O corpo-esporte, tende a ser esteriotipado com alto rendimento ,a ideia de saúde e qualidade de vida.







Corpo-modelo, ja o corpo modelo possui implicitamente a ideia de beleza (imposta pela sociedade a qualquer custo) e por esse motivo por ser desencadeadora de disturbios como Anorexia, bulimia e vigorexia (respectivamente representados pelas imagens abaixo


POrem em contra partida e esse mal uso do corpo existem as expressões corporais
.um otimo exemplo é o grupo barbatuques que usa o corpo como instrumentos demostrando assim uma maior cinsciencia corporal 

Álém desse grupo, a peça de teatro simbiose, retrata com riqueza de etalhes a ideia de Morin ,que fala sobre a relação e interligação do corpo com o ambiente e outros corpos . 

Ja o mini documentario Som da Rua - Samba de Véio

Gênero Documentário
Diretor Roberto Berliner
Ano 1997
Duração 3 min
Cor Colorido
Bitola 16mmPaís Brasil
Local de Produção: RJ
Parte da série Som da Rua 1, 38 Eps. X 2' (Dur. Média)
http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=1804
nos mostra aa relação com a musica (musicalidade) e com os instrumentos .
Resumo:Maria da Conceição do Nascimento Souza nasceu em 1963, na Ilha de Massangango, no Rio São Francisco. Vive lá até hoje. Trabalha diariamente na roça e no domingo vai à Ilha do Rodeador vender acarajé. Quando é semana de folga na roça, costura. No Samba de Véio, ela canta, dança e toca tamborete. No dia de Reis, o Samba de Veio, seguindo uma antiga tradição, visita todas as casas da ilha. É casada e tem três filhos: Nerival, Lerivaldo, e Larissa. Eles já dançam o samba mais ainda não foram autorizados a tocar. Vão aprender no devido tempo.