De acordo com o dicionario Aurelio ciência significa:Conjunto organizado de conhecimentos relativos a certas categorias de fatos ou fenômenos. (Toda ciência, para definir-se como tal, deve necessariamente recortar, no real, seu objeto próprio, assim como definir as bases de uma metodologia .
A ciência vem da filosofia , alguns autores citam até que a filoofia é a mãe da ciência.
FILO =Amor
SOFHIA=Sabedoria
Filosofia ,amor à sabedoria.
A filosofia de investiga o pensamento do homem ,como um todo .
Segundo o professor Vanderlei de Barros Rosa a filosofia ,tem como sua principal caracteristica criar conceitos".
Da filosofia nasceu a ciência que veio para estudar esses conceitos.
O pensamento da ciência surgiu na Grécia antiga aproximadamente no século VI A.C ,com os filosofos da natureza.Essa época é de grande importancia historica,pois a sociedade começou a questionar, os pensamentos baseados em dogmas, mitos.
Dogmas.

Indico um otimo filme para melhor compreensão do trabalho de Lutero e sua importancia no desenvolvimento das igrejas protestantes e do fim das indulgencias,estudei esse tema no 1° ano do colegial ,abaixo postei o trailer do filme.
http://www.youtube.com/watch?v=SiHfn3vQbCc
Mitos:Os mitos são explicações ,divinas para explicar manifestações da natureza,o pensamento mítico ,era baseado na vontade ou ira divina, a mitologia era composta por deuses ,heróis ,seres mortais , filhos de deuses, ninfas, sátiros, centauros ,sereias, gorgonas , quimeras entre outros.Como fonte de explicaçao os deuses tinham sua "função "ou designação.
Zeus - deus de todos os deuses, senhor do Céu.
Afrodite - deusa do amor, sexo e beleza.
Poseidon - deus dos mares
Hades - deus das almas dos mortos, dos cemitérios e do subterrâneo.
Hera - deusa dos casamentos e da maternidade.
Apolo - deus da luz e das obras de artes.
Artemis - deusa da caça.
Ares - divindade da guerra..
Atena - deusa da sabedoria e da serenidade. Protetora da cidade de Atenas
Cronos - deus da agricultura que também simbolizava o tempo
Hermes - divindade que representava o comércio e as comunicações
Hefestos - divindade do fogo e do trabalho.

A ciência é baseada em tentativas e erros, ela supera o senso comum popular ,pois se fundamenta em teorias ,teses, comprovações.O metodo cientifico nasce dos "modelos", "hipóteses", "leis" "teses" ,e "teorias"
Uma das teorias mais conhecidas do mundo é a teoria da relatividade de Einstein.Para quem se interessar postei abaixo um site com a explicação da teoria da relatividade.http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_da_relatividade
A ciência não tem um bom, relacionamento com a religião,por questionar acontecimentos que na religião são explicados por meio de mitos ou dogmas é de Einstein a frase que explica intimamente essa relação "A ciência nos afasta de Deus,mas no aproxima de um criador "Einsten
A ciência questiona, busca ,e se reiventa a todo tempo .A ciência não se considera dona da verdade unica.
O cientificismo é uma vertente da ciencia,ou doutrina que considera a ciência como verdade unica. O modo cartesiano ou modo antigo que faz o uso de espaço, focando a complexidade e totalidade.
De acordo com Souza, as possibilidade de divisão e dicotomia , no contexto corpo ,tendem há gerar divergencia sobre o papel que o corpo ocupa na constituição da inteligencia. Com a ideia de pensamento complexo o qual não se divide não se fragmenta corpo ,amla , e etc. Morim faz menção ao termo corporeidade.
"A complexidade é a união do objeto específico na interligação dos demais saberes, diferenciando-se das definições reducionistas, que só percebem o objeto de sua disciplina, e dos holistas, que só vêem o todo. "A complexidade encontra-se justamente no âmago da relação entre o simples e o complexo porque uma tal relação é ao mesmo tempo antagônica e complementar"Pericles Saremba Vieira apud ,Morin, 1991: 125). De acordo com o pensamento complexo não devemos fragmentar o corpo de acordo com medina somos mu corpo e não temos um corpo , você é um corpo ,mesmo que sua perna seja amputada ali sera seu corpo, o conceito de totalidade é tão complexo que podemos citar , que não existe dia sem noite, ou até sendo mais mitologico não existe bem sem mal, não estamos fragmentando e sim msotrando sua mescla para existencia um precisa da existencia do outro. A nova ciencia defende esse pensamento de totalidade. Pensando na academia , é errado pensar que estamos apenas trabalhando o biceps ou abdomen, esses grupos muculares fazem parte de um todo, e não são isolados. Acredito que por meio desta postagem
http://www.efdeportes.com/efd74/corpo.htm
http://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:eqN1-kPNUtgJ:portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/455/480+lazer+maurcio+teodoro+de+sousa&hl=pt-BR&gl=br&pid=bl&srcid=ADGEESidrTSLl0XgWWv9mg7KUO5ulsWZEMZzSw7kCEOmU9FeYjC9NTejksgUwunuCEAjlY-Mc-1jcVzuPELtH-a5x99AQoBj4DVE7k-n3vWIrOkK8rcg_efIaR9cjcJ0hesqgZsmxcVz&sig=AHIEtbSNt4Tegxm98rloZeGqW2d7GXWrUw
olá Michelly...
ResponderExcluiraí vão as orientações:
- Estabelecer as relações entre as temáticas trabalhadas durante o semestre;
- Relacionar as temáticas com o seu cotidiano;
- Postar com mais frequência;
- Senti falta das temáticas trabalhadas;
- Fundamentar seus comentários....