O documentario "Nós que aqui estamos por vós esperamos", mostra de uma forma um tanto quanto "seca" a globalização, revolução industrial, guerras , rotinas de trabalho e muitas mortes . Nesse documentario é defacil percepção, como a morte influencia na humanidade, a cada pessoa que faleceu em uma guerra , toda uma famila foi abalada, isso nos faz pensar na ideia de complexidade que segundo Morin tem como fundamento a totalidadade e interação e relação com outros corpos e com o ambiente.
No filme a grande mostra de mortes e suas consequencias nos levam a pensar em toda a evolução da sociedade e tambem, em todos os sacrificios que foram necessarios para tal.
Fica expresso de forma clara a força agonista ,que Huizinga fala p prazer pela agonia do outro na antiguidade a força agonista acontecia pela honra ou até status social, com a evolução o pensamento agonista se dá pelo prazer no sofrer do outro , o documentario nos mostra muito bem essa vertente das guerras além da ordem dos comandantes ,para o inicio da guerra, o alistamento voluntario de alguns cidadãos que julgam imprescindivel seu comparecimento