domingo, 2 de maio de 2010

O Fair-play .


O termo fair-play se faz presente em todos os contextos da vida.


Fair-play significa jogo limpo,em sua ideia mais simplista pois o fair-play abrange muitas outras questões,busca a ética e moral no desporto. O cooperativismo é uma forma de jogo limpo, pois não há a necessidade de trapacear, todos estão juntos buscando o mesmo objetivo a integração,interação ,inclusão e diversão.

Vloet ,(2006) entende fair-play como, não apenas uma pratica desportiva com honestidade como tambem valores como saúde e a integração social.Contudo a maior finalidade do fair-play não é o desporto como instrumento para promoção de valores ,mas antes alcançar uma pratica desportiva moderadamente sã.
O fair play pode ser entendido como uma boa atitude na pratica esportiva .
Segundo Lenk (1976) citado no Dicionario critico de Educação fisica (2005) o termo fair play pode ser dividido em duas vertentes  o fair-play formal e o informal.
Segundo Lenk , o informal trata-se das regras regulamentos que o individuo tem de cumprir, ja o fair-play informal se da no contexto dos conceitos citado por Darido (2004) Educação Física Escolar: o conteúdo e suas dimensões, se encaixa no conceito atitudinal ,ou seja as reflexões e atitudes que essa pratica torna presente no individuo.

Podemos com facilidade observar o fair-play em nosso cotidiano, são pequenas atitudes que em sua totalidade podem mudar nossas vidas ,na faculdade ajudar uma pessoa que esta com dificuldades ao invés de aporveitar de sua "dificuldade" para sobressair ,é uma atitude de fair play,assim como no trabalho com a famila , na escola das autonomia ao seu aluno e não aliena-lo é uma atitude de fair que se faz muito necessaria nas instituições de ensino atualmente.

Referencias bibliograficas :
Efdeportes
http://www.efdeportes.com/efd101/esportes.htm

Dicionario critico de Educação fisica,(2005) Organizadores Gonzales,Fernando
Evaldo, Paulo, pagina 195 capitulo Fair play.Citações de Vloet, e Lenk.

Darido, Suraya Para ensinar educação fisica ( 2007)
Educação fisica escolar (2004).

Um comentário: