sábado, 12 de junho de 2010

O menino da rua da urca. Artista Tito da rua


A partir desta obra de arte podemos fazeer varias leituras, uma criança que corre, jogando ,correndo na chuva , ou até simplesmente pulando.
Porem a partir desta imagem gostaria de discutir a questão do corpo.
Como start desse texto devemos pensar na questão da corporeidade que é ,entender o corpo como uma totalidade, de acordo com o pensamento de Morin, a complexidade é a "relação e interligação" não podemos separar corpo, e  mente ,pois na verdade o corpo é uma totalidade complexa, No contexto corpo a ideia não é separar ,assim criando divisões e sim perceber a complexidade do corpo como um todo.

"Para pensar a complexidade temos de, inicialmente, nos diferenciarmos do "paradigma da simplificação, do império dos princípios de disjunção, de redução e de abstração" (Morin, 1991, 15).



 "A complexidade encontra-se justamente no âmago da relação entre o simples e o complexo porque uma tal relação é ao mesmo tempo antagônica e complementar" (MORIN, 1991: 125).

 A partir dessa ideia de corpo podemos observar outras leituras na imagens ,o lúdico, podemos entender como espontaneidade o movimento que a criança executa na pintura , e partindo do pensamento de Huizinga Homo ludens, uma da caracteristicas lúdicas é a espontanedade, na imagem não aparece nenhuma situação na qual a criança pareça, que foi forçada, pelo contrario a primeira impressão que me passa , é a liberdade espontanedade .Podemos tambem interpretar que esse tempo para a criança era o tempo de ócio.
A palavra ócio, derivada do latim otium, significa o fruto das

horas vagas, do descanso e da tranqüilidade, possuindo também
sentido de ocupação suave e prazerosa, porém, como ócio, abriga
a idéia de repouso, confunde-se com ociosidade.
O ócio integra a forma de ser de cada pessoa sendo expressão
de sua identidade, sendo que a vivência de ócio não é
dependente da atividade em si, nem do tempo, do nível econômico
ou formação de quem a vivencia, mas sim está relacionada
com o sentido atribuído por quem a vive, conectando-se com o
mundo da emotividade.Cuenca pag 31 .Tendo em vista o tempo de ocio essa criança estaria realizando uma atividade de lazer que a partir do pensamento de Dumazedier é
[...] um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode

entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para
divertir-se, recrear-se e entreter-se, ou ainda, para desenvolver
sua informação ou formação desinteressada,
sua participação social voluntária ou sua livre capacidade
criadora, após livrar-se ou desembaraçar-se das
obrigações profissionais, familiares e sociais.(Dumazedier, 1976, apud Oleias).
O movimento muito se parece com uma dança ou até expressão de alegria segundo Pierre Weil e Roland o corpo fala ,e nessa imagem a linguagen que me transmite seria  essa a ideia de dança .

"Uma das atividades físicas mais significativas para o homem antigo foi a dança. Utilizada como forma de exibir suas qualidades físicas e de expressar os seus sentimentos, era praticada por todos os povos, desde o paleolítico superior (60.000 a.C.)." OliveiraV. (2001, p.14)
 Em relação a essa pintura essas foram as leituras que eu consigui perceber e realizar acredito que existam muitas outras relações ,as quais eu poderia ter feito mais neste momento acredito que essas sejam as mais explicitas.

HUIZINGA, J. Homo Ludens – 1938. Tradução de J. P. Monteiro. São Paulo, Perspectiva, 1971.
DUMAZEDIER, Joffre. Lazer e cultura popular. São Paulo: Perspectiva, 1976.