O que é educação fisica?
De acordo com MEDINA(1983) citado por OLIVEIRA(1994), a definição de Educação Física é: “ A arte e a ciência do movimento humano que, através de atividades específicas, auxiliam no desenvolvimento integral dos seres humanos, renovando-os e transformando-os no sentido de sua auto-realização e em conformidade com a própria realização de uma sociedade mais justa e livre.” OLIVEIRA, Vitor Marinho de. Consenso e conflito da educação física brasileira. Campinas: Papirus, 1994.
Para compreender esse conceito é necessário em primeiro lugar conheçer a historia da educação fisica.
O surgimento da educação fisica teve inicio por aproximadamente em 450à 500 a.C. na Grécia antiga,com a preocupação do desenvolvimento fisico (movimento humano),nesta época não havia distinção entre as modalidades, todas tinham o nome de ginastica. As primeiras olimpiadas da era antiga se iniciram na grecia,com uma grande curiosidade,só participavam homens e todos competiam nús.Os gregos tinham grande preocupação com formação de seus cidadãos,e acreditavam que a atividade fisica contribuia para uma sociedade melhor,assim se desenvolveu a ideia de quatrivio (conjunto de formação para um cidadão grego)que consistia em aprendizados na área de música,raciocinio lógico,linguagem e ginastica.Nesse periodo pensadores como Platão ,Aristoteles e Socrates contribuíram e muito para a Educação Física e a Pedagogia atribuindo conceitos até hoje aceitos.
Em periodos de guerra eram enviados corredores para transmitir as mensagens dos comandantes aos rivais, houve uma grande batalha em 40 a.C., entre os gregos e os persas em Marhaton Os gregos ganharam a batalha; um mensageiro correu cerca de 42km até Atenas, para dar as boas notícias. Depois ele caiu morto! Isto mesmo chegou a morre de tanto que correu por fadiga e desidratação.As maratonas hoje são normais em ruas abertas e a distância percorrida pode ser de até 42 km.Roma antiga:A pratica de atividades fisicas em Roma tinha uma postura militar,com enfase na preparação de soldados para a guerra,o coliseu era palco de lutas e disputas dos gladiadores.
A célebre frase "Mens Sana in Corpore Sano" de Juvenal vem desse período romano.E volta a relação entre mente e corpo.
Mais adiante por volta de 1850 á 1880 ,temos o pensamento eugenista .
A eugenia foi um termo criado por Francis Galton com significado "bem nascido"(Hereditary Talent and Genius") e partia da ideia de tornar o individuo mais forte e melhor,com um processo de melhoria da raça atraves das atividades fisicas,assim levando a não aceitação de si mesmo.Grandes pensadores eugenistas são Charles Darwin,Renato Kehl,e Adolf Hitler.Abaixo eu postei um video e a tradução da letra,que demonstra caracteristicas eugenistas pela forma como ilustra uma possivel melhoria da raça. http://www.youtube.com/watch?v=DgBgnoEY4iM
Tradução de Harder, Better, Faster, Stronger -
Duro, Melhor, Rápido, Forte
Trabalho é isso, faze-lo, faça-o
Duro, melhor, rápido, forte
Mais disso, hora, nosso, nunca
Sempre, depois, trabalho é isso, acabado
Trabalho é isso, faze-lo, faça-o
Duro, melhor, rápido, forte
Trabalhe duro, faça-o melhor, faça-o rápido, faça-nos fortes; Mais do que nunca, horas depois nosso trabalho nunca acaba. (12x)
Trabalho é isso.
Trabalhar é duro, faze-lo melhor, faça-o rápido, faça-nos forte; Mais disso sempre, horas depois nosso trabalho nunca acaba. (2x)
Trabalhar é duro... faze-lo melhor... faça-o rápido... Mais disso sempre, nosso trabalho nunca acaba.
Higienismo: melhoria da raça por meio da higiene (saúde) De acordo com(OLIVEIRA, 1994). Um dos mais importantes teóricos do liberalismo, o inglês John Locke, no século XVII, preocupava-se com as características exclusivamente intelectuais da educação inglesa. Locke passou, então, a pregar uma educação integral: intelectual, moral e física. Em particular sobre a educação física, Locke tinha uma visão higienista, influenciada por sua formação médica. Para ele, a prática de atividades físicas inspirada nas concepções gregas de educação auxiliaria o processo de formação do homem civilizado. A formação do gentleman inglês passaria necessariamente pela educação física .
"Esta tendência Higienista(Educação do Físico/Saúde Corporal), não deve-se apenas aos militares, mas também aos médicos da época, que dentro da sua produção acadêmica, como já citado anteriormente, em referência a Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro; também influenciaram nos padrões de conduta física, moral e intelectual da sociedade. Influência esta, que vem da Europa do século XVIII onde a medicina era muito mais como técnica geral da saúde, do que propriamente “serviço das doenças ou arte das curas”, pois o médico de certa forma estabelecia algumas condições morais(higienistas) à família européia. (CASTELLANI Fº, 1988, p. 40-41). Educação Física no Brasil: A história que não se conta. Campinas, SP: Papirus, 1988.
Em meados da década de 60 e 70 se estabelece o pensamento tecnicista,que abordava a educação fisica como "exercicios de aptidão fisica" "formação de atletas ".
De acordo com Castellani Filho (1994), o esporte foi elemento importante no quadro brasileiro do período e cumpriu, além do aprimoramento físico, a tarefa de desviar a atenção do ambiente coercitivo vivido pelo povo durante a ditadura militar. Dessa forma, o investimento e o apelo feito pelo Estado a instituição esportiva foi na direção do quesito "segurança", por meio do mascaramento da realidade. Nesse contexto, o professor de Educação Física fica incumbido da melhoria da "aptidão física" e da pirâmide esportiva, pois, o esporte nos anos 60 e 70 ganha cada vez mais espaço e passa até a legitimar a Educação Física (Bracht, 1999).( Educação Física no Brasil: a história que não se conta). Campinas: Papirus, 1994
Em 1980 a educaçao fisica passa por uma transição de valores e pensamentos a respeito de seu objeto de estudo.No intuito de mudar essa visão ultrapassada da educação fisica ,dois altores foram de grande importancia nesse processo pois suas ideias ajudaram a difundir uma nova visão da educação fisica .
- Castellani Filho Lino
- Medina,João paulo
- Atualmente a educação fisica esta divida em algumas tendencias :
- Desenvolvimentista
- Construtivista
- Sistemica
- Critico superadora
- Cultural
- Psicomotricidade
- Saúde renovada
- PCN(parâmetros curriculares nacionais)
- critico emanciatoria
- Jogos cooperativos
O que é educação fisica:
De acordo com Medina :É a arte e a ciência do movimento humano que atraves de atividades especificas auxiliam no desenvolvimento intregral,renovando-os,e integrando-os no sentido de sua auto realização de uma sociedade mais justa e livre.(Medina )
Fonte:http://www.motricidade.com/index.php?option=com_content&view=article&id=111:as-principais-tendencias-pedagogicas-da-educacao-fisica-escolar-a-partir-da-decada-de-80&catid=48:docencia&Itemid=90
.