segunda-feira, 24 de maio de 2010

Escritores da liberdade

Mais uma vez um filme que destaca o papel do professor como auxiliar na produção de conhecimento,após tentar todos os metodos antigos a professora Ein ,opta por deixar que seus alunso criem as aulas , (sem que eles percebam )
a partir de um diario que ela implemneta na aula ela começa a conhecer os alunos e ter apercepção de qual caminho deverá ajuda-los a trilhar,a profesora Erin pode ser interpretada com o modelo de aula  de Vigotsky no qual o professor observa o conceito da área do desenvolvimento da aprendizagem. ..."Um dos conceitos mais importantes é o de Zona de desenvolvimento proximal, que se relaciona com a diferença entre o que a criança consegue realizar sozinha e aquilo que, embora não consiga realizar sozinha, é capaz de aprender e fazer com a ajuda de uma pessoa mais experiente (adulto, criança mais velha ou com maior facilidade de aprendizado, etc.). A Zona de Desenvolvimento Proximal é, portanto, tudo o que a criança pode adquirir em termos intelectuais quando lhe é dado o suporte educacional devido".



http://pt.wikipedia.org/wiki/Lev_Vygotsky
http://www.pgie.ufrgs.br/alunos_espie/espie/crorig/public_html/disciplina4-sergio/vigostki.html

sábado, 22 de maio de 2010

Atividades radicais ou de vertigem



As atividades radicais ,podem ser ou não executadas com complementos com o caso do skate , ou apenas na interação e relação com o ambiente ;Le parkour

As atividades de aventura proporcionam a ideia de maior liberdade , possui grandes caracteristicas lúdicas como espontaneidade , seriedade,e ritualismo dentre outras .
 "Aliada à caracterização própria destas atividades, denota-se, também, uma crescente conscientização da necessidade de vivências mais espontâneas e significativas, qualidades inerentes a estas práticas, surgindo uma vontade de fuga da rotina estressante e do caos urbano. Assim, as atividades físicas de aventura estimulam uma integração entre necessidade e prazer, oriundos dos diversos aspectos positivos provenientes das vivências em meio natural "Klein Alexander apud ,TAHARA; SCHWARTZ, 2002).
Por ser uma pratica esportiva na qual existe o medo, e a coragem todo o tempo se relaconando os esportes de aventura ou de vertigem proporcionam uma maior incidencia de caracteristicas lúdicas.
"Existe uma perda das emoções nos esportes tradicionais devido as diversas regras, e a grande disputa acima de tudo entre os atletas, fatos que tendem a canalizar as emoções. Dessa forma, as atividades de aventura na natureza ganham cada vez mais adeptos, devido ao fato de serem imprevisíveis e excitantes, e estarem abertos a qualquer pessoa seja qual for idade ou sexo (ELIAS e DUNNING, 1990


ELIAS, N. e DUNNING. E. A busca da excitação. Lisboa: Difel, 1990.
http://www.efdeportes.com/efd142/atividades-de-aventura-e-educacao-ambiental.htm
http://www.efdeportes.com/efd58/avent.htm
TAHARA, A. K.; SCHWARTZ, G. M. Atividades de aventura: análise da produção acadêmica do ENAREL. Licere, v.5, n.1, p. 50-58, 2002.

O corpo em sua totalidade

Seguindo o pensamento das postagens anteriores o corpo é um elemento complexo e tem sua totalidade .
Porem nesta postagem quero mostrar as algumas formas de uso do corpo, em algumas delas é possivel verificar uma possivel tentativa de dicotomia, como no caso do corpo-modelo no qual muitas vezes a aparencia é supervalorixada passando a imagem que a inteligencia não possui ligação com o corpo.
De acordo com Souza, as possibilidade de divisão e dicotomia , no contexto corpo ,tendem há gerar divergencia sobre o papel que o corpo ocupa na constituição da inteligencia. 
O corpo-esporte, tende a ser esteriotipado com alto rendimento ,a ideia de saúde e qualidade de vida.







Corpo-modelo, ja o corpo modelo possui implicitamente a ideia de beleza (imposta pela sociedade a qualquer custo) e por esse motivo por ser desencadeadora de disturbios como Anorexia, bulimia e vigorexia (respectivamente representados pelas imagens abaixo


POrem em contra partida e esse mal uso do corpo existem as expressões corporais
.um otimo exemplo é o grupo barbatuques que usa o corpo como instrumentos demostrando assim uma maior cinsciencia corporal 

Álém desse grupo, a peça de teatro simbiose, retrata com riqueza de etalhes a ideia de Morin ,que fala sobre a relação e interligação do corpo com o ambiente e outros corpos . 

Ja o mini documentario Som da Rua - Samba de Véio

Gênero Documentário
Diretor Roberto Berliner
Ano 1997
Duração 3 min
Cor Colorido
Bitola 16mmPaís Brasil
Local de Produção: RJ
Parte da série Som da Rua 1, 38 Eps. X 2' (Dur. Média)
http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=1804
nos mostra aa relação com a musica (musicalidade) e com os instrumentos .
Resumo:Maria da Conceição do Nascimento Souza nasceu em 1963, na Ilha de Massangango, no Rio São Francisco. Vive lá até hoje. Trabalha diariamente na roça e no domingo vai à Ilha do Rodeador vender acarajé. Quando é semana de folga na roça, costura. No Samba de Véio, ela canta, dança e toca tamborete. No dia de Reis, o Samba de Veio, seguindo uma antiga tradição, visita todas as casas da ilha. É casada e tem três filhos: Nerival, Lerivaldo, e Larissa. Eles já dançam o samba mais ainda não foram autorizados a tocar. Vão aprender no devido tempo.

sábado, 15 de maio de 2010

Vem Dançar

A dança é umas das formas de expressão ou manisfestação da cultura corporal que mais me chama a atenção.


O filme é baseado na historia rela de um professor chamado Pierre Dulaine, que além de ser um otimo dançarino e competidor,e professor de uma renomada escola de dança de salão, apos ser testemunha de um crime , cometio por um dos alunos Pierre toma a decisão de levar a eles a dança de salão no inico os alinos se sentem desconfiados e até obrigadosa dançar , é muito interesante como a forma de abordagen do profesor influencia o aluno, de acordo com a leitura que tive do filme o professor usou a pedagogia para a produção de conhecimento ,mesclou e relacinou ,o que os alunos se sentiam atraidos na dança ,desta forma eles form levados ao interese pela  cultura que eles foram espoxtos, é necessario lembrar que apesar de ser um filme Hollywodiano ,o papel do profesor como auxiliar na produção de conhecimento foi fundamental para o desenvolvimento dos alunos, graças a forte ARGUMENTAÇÃO o professor consegui driblar as dificuldade que apareciam contra sua aula.  

OliveiraV. (2001, p.14) menciona que:




"Uma das atividades físicas mais significativas para o homem antigo foi a dança. Utilizada como forma de exibir suas qualidades físicas e de expressar os seus sentimentos, era praticada por todos os povos, desde o paleolítico superior (60.000 a.C.)."
http://efdeportes.zzn.com/email/portuguese/login/login.asp


 









Vem Dançar
(Take the Lead, 2006) • Direção: Liz Friedlander
• Roteiro: Dianne Houston
• Gênero: Drama/Música
• Origem: Estados Unidos
• Duração: 108 minutos
• Tipo: Longa-metragem

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Nós que aqui estamos por vós esperamos.




O documentario "Nós que aqui estamos por vós esperamos", mostra de uma forma um tanto quanto "seca"  a globalização, revolução industrial, guerras , rotinas de trabalho e muitas mortes . Nesse documentario é defacil percepção, como a morte influencia na humanidade, a cada pessoa que faleceu em uma guerra , toda uma famila foi abalada, isso nos faz pensar na ideia de complexidade que segundo Morin tem como fundamento a totalidadade e interação e relação com outros corpos e com o ambiente.
No filme a grande mostra de mortes e suas consequencias nos levam a pensar em toda a evolução da sociedade e tambem, em todos os sacrificios que foram necessarios para tal.
Fica expresso de forma clara a força agonista ,que Huizinga fala p prazer pela agonia do outro na antiguidade a força agonista acontecia pela honra ou até status social, com a evolução o pensamento agonista se dá pelo prazer no sofrer do outro , o documentario nos mostra muito bem essa vertente das guerras além da ordem dos comandantes ,para o inicio da guerra, o alistamento voluntario de alguns cidadãos que julgam imprescindivel seu comparecimento

domingo, 2 de maio de 2010

O Fair-play .


O termo fair-play se faz presente em todos os contextos da vida.


Fair-play significa jogo limpo,em sua ideia mais simplista pois o fair-play abrange muitas outras questões,busca a ética e moral no desporto. O cooperativismo é uma forma de jogo limpo, pois não há a necessidade de trapacear, todos estão juntos buscando o mesmo objetivo a integração,interação ,inclusão e diversão.

Vloet ,(2006) entende fair-play como, não apenas uma pratica desportiva com honestidade como tambem valores como saúde e a integração social.Contudo a maior finalidade do fair-play não é o desporto como instrumento para promoção de valores ,mas antes alcançar uma pratica desportiva moderadamente sã.
O fair play pode ser entendido como uma boa atitude na pratica esportiva .
Segundo Lenk (1976) citado no Dicionario critico de Educação fisica (2005) o termo fair play pode ser dividido em duas vertentes  o fair-play formal e o informal.
Segundo Lenk , o informal trata-se das regras regulamentos que o individuo tem de cumprir, ja o fair-play informal se da no contexto dos conceitos citado por Darido (2004) Educação Física Escolar: o conteúdo e suas dimensões, se encaixa no conceito atitudinal ,ou seja as reflexões e atitudes que essa pratica torna presente no individuo.

Podemos com facilidade observar o fair-play em nosso cotidiano, são pequenas atitudes que em sua totalidade podem mudar nossas vidas ,na faculdade ajudar uma pessoa que esta com dificuldades ao invés de aporveitar de sua "dificuldade" para sobressair ,é uma atitude de fair play,assim como no trabalho com a famila , na escola das autonomia ao seu aluno e não aliena-lo é uma atitude de fair que se faz muito necessaria nas instituições de ensino atualmente.

Referencias bibliograficas :
Efdeportes
http://www.efdeportes.com/efd101/esportes.htm

Dicionario critico de Educação fisica,(2005) Organizadores Gonzales,Fernando
Evaldo, Paulo, pagina 195 capitulo Fair play.Citações de Vloet, e Lenk.

Darido, Suraya Para ensinar educação fisica ( 2007)
Educação fisica escolar (2004).