quinta-feira, 29 de abril de 2010

Jogos cooperativos




De acordo com, Orlick, 1989, os jogos cooperativos nasceram milhares de anos atrás, quando membros das comunidades tribais se reuniam para celebrar a vida em volta de uma fogueira.


Na educação fisica o esporte aparece com maior amplitude, levando em consideração que o esporte é competitivo; Segundo Soler, 2006, A educação fisca tem uma relação muito forte com a competição por causa do esporte ,já os jogos são um dos elementos mais utilizados, porem se ministrado de uma forma competitiva ele pode acabar excluindo alunos.Quando aplicados a partir do cooperativismo são um escape dessa realidade assim nos desvencilhando da competitividade do mundo em que vivemos.

"A sociedade capitalista é competitiva valoriza o individualismo e orienta que a produtividade tem na competição o único caminho".( Correia, 2006 )

O uso de jogos cooperativos na pratica pedagogica, possui beneficios coletivos, e individuais; Para o coletivo trabalha o grupo, assim expandindo relações amistosas levando à relfexão ,e rompendo os muros das escolas levando a uma mudança social, intervindo na realidade, fora do ambito escolar.

Como tambem trabalha no individual de cada aluno, sua inclusão ao grupo, o prazer de fazer parte de um grupo auto-estima, confiança, respeito mútuo comunicação, entusiasmo, e suas relações sociais e participação mais efetiva.

Brotto, 2001 ,faz menção a respeito dos beneficios coletivos e individuais dos jogos cooperativos.

"Os jogos cooperativos são formas de compatilhar, e unir pessoas, despertar a coragem para assumir riscos ,tendo pouca preocupação com o fracasso e o sucesso .Eles reforçam a confiança pessoal e intrapessoal ,uma vez que ganhar e perder são apenas referencias do aperfeiçoamento de todos".

Os jogos cooperativos são dinamicas de grupos que tem por objetivo, em primeiro lugar despertar a consciência de cooperação, mostrar que a cooperação é uma alternativa possivel e saudável no campo das relações sociais; em segundo lugar, promover efetivamente a cooperação entre as pessoas, na exata medida em que os jogos são, eles próprios experiências cooperativas.(Barreto apund Soler, 2003 pg, 21)

Essas atividades apresentam valores que surgem perante a cooperação como ,a ajuda mutua, integração ,inclusão respeito ao companheiro,visão do grupo como um todo visando a valorização do coletivo.

Segue abaixo o link dos quadros dos padrões de percepção de Brotto em relação as atividades no contexto omissão ,cooperação e, competição.
http://www.cdof.com.br/recrea9.htm

BROTTO (2001, p.105) afirma que assim “como na vida, uma das únicas

garantias que podemos ter em Jogos Cooperativos é a incerteza dos

resultados, da ousadia das tentativas e da aventura da descoberta de si

mesmo e dos outros. Apenas uma certeza é possível: a certeza de estarmos

todos no mesmo jogo... juntos”.



Segue abaixo as tabelas de Brotto sobre as situações que caracterizam a omissão , competição e cooperação e que servem como analise das atividades.

Segue abaixo três atividades cooperativas e suas classificações

1°Competição e cooperação

A brincadeira do tapete.

Regras: Os participantes terão de se manter em pé em tapetes que serão retirados toda vez que a música parar, eles dançarão em volta dos tapetes até que a musica pare ,neste momento ele terão de correr e ficar em cima do tapete .O intuito da brincadeira é promover a cooperação entre os individuos pois dado o momento em que a quantidade de tapetes foi diminuida, o espaço tambem será e estes terão de ser ajudar para conseguir que a maior quantidade de participantes permaneça até restar apenas o ultimo tapete. É impresindivel que todo o corpo do participante esteja dentro do limite do tapete.

Nesta dinâmica trabalhamos tempo de reação, noção de espaço, respeito ao corpo do companheiro, além de integração, e socialização.

2°Inclusão e cooperação

Futebol adaptado para deficientes.

Regras: Os participantes serão vendados e ficarão sentados na quadra vendados dos dois lados da quadra, um participante ficara no meio (sem vendas) e ira orientar os que estão vendados para qual lado deverão se locomover para evitar que a bola que será rolada pelo participante que estara em sua frente passe pelo gol.A pontuação sera marcada toda vez que a bola ultrapassar as linhas de fundo .A bola não podera ser arremessada apenas rolada.

Esse jogo promove a confiança no outro,pois ele ira conduzir, o parceiro para a direção correta, essa atividade é de inclusão e pode ser minsitrada para deficientes visuais, e fisicos assim promovendo a inclusão e integração dos mesmos na sociedade e entre si.

3°Integração.

Jogo da passagem de bola com cordão de isolamento.

Regras: As equipes serão presas (todos juntos ) por meio de uma fita de isolamento e terão de locomover uma bola dentro deste espaço sem deixar que ela caia, e apenas tocando ,é proibido o arremesso,ou corte, a bola devera passar por todos os participantes sem que caia ,todos deverão participar do circuito que a boa fará.Não é permitido que a bola saia do do limite interno do cordão de isolamento.

Essa atividade desencolve a capacidade de interação ,nela todos os participantes irão interagir e o movimento do parceiro sera influenciado pelo movimento do outro.

 O  cooperativismodeve ser visto como uma manifestação de contribuição, para a maior autonômia do aluno, sendo mais reflexivo, e participativo.

Referências Bibliograficas

Jogos cooperativos nas aulas de educação fisica

( Marechal Cândido Rondon)

Jogos cooperativos: Se o importante é competir ,o fundamental é cooperar

( Brotto, F. O. 2000)

Jogos cooperativos para educação infantil

( Soler R. 2003)

Trabalhando com jogos cooperativos

(Correa M.M. 2006)

www.edfeportes.com

terça-feira, 27 de abril de 2010

Esgrima


Significa “arte de jogar ou lutar com armas brancas”
A esgrima é um esporte considerado nobre pois sua historia e cultura vem da nobreza .A pratica que mais se assemelha a esgrima possui data de aproximadamente 3 mil anos ,em pinturas onde os guerreiros combatiam com espadas,na  antiguidade a esgrima possuia caracteristicas de combate, e aplicação na guerra.

"Existem vestígios de que as lutas com espadas existem desde 1170 a.C. e que desde essa época, na antiga Roma, havia escolas que formavam especialistas para o combate com armas brancas" (RIBEIRO & CAMPOS, 2007)


Teve inicio nas olimpiadas apartir de 1896,
A esgrima é uma luta que se diferencia das demais por varios motivos ,uma curiosidade , é que não podemos dizer que lutamos esgrima, e sim que jogamos esgrima .
A esgrima na era antiga era ultilizada em guerras e confrontos e o ,fim da batalha se dava pela morte do oponente ou por sua rendição ,e humilhação do ininigo ,tendo grande relação com a força agonista
Força agonista de acordo com Alessandro, Hélio a deriva da palavra agonia e tem como fundamento o prazer na agonia do inimigo,  agonia vem do grego e significa "lutar contra a morte" o praticante de esgrima da antiguidade era um guerreiro e não um atleta de alto rendimento ,seu objetivo no combate era  claro.A esgrima antiga e moderna possuem  caracteristicas lúdicas que segundo Huizinga ja citado em outro post.
Na esgrima o combate se faz por meio de interação com ferramentas no caso as armas.
As armas ultilizadas na pratica da esgrima são :Espada ,sabre e florete. 

A espada e o florete, que medem 1,10 m, podem ser usados no combate somente para atingir o adversário com a parte da ponta.
No combate com o florete o atleta pode atingir seu oponente em toda região do tronco .

A espada pode ser usada para atingir qualquer parte do corpo do adversário.

O sabre (com até 1,05 metro)é usado para tocar com a ponta ou lâmina, a região da cintura ou acima.

O objetivo da esgrima contemporanea é tocar o adversario , assim somando pontos,o atleta que somar mais pontos vence o combate.Atualmente com os avanços da ciencia , a marcação de pontos é facilitada ,pois existem pontos eletronicos nas roupas dos atletas que possuem sensor de toque e assim validam o ponto ou não, antes dessa evolução tecnologica os participantes só usavam roupas brancas e molhavam a ponta de suas armas na tinta para facilitar a visualização da marca ,.Na esgrima mais antiga essa tecnologia ainda não era disponivel e por esse motivo se usava o termo "touché" que é frânces e significa toquei para ,afirmar que o oponente havia sido tocado.

No florete e no sabre, existe o chamado "direito de passagem" ou "frase d'arma". Quem começa o ataque tem prioridade de ganhar o ponto se houver toque simultâneo. Se errar o ataque ou se o adversário conseguir se defender antes da resposta, a vantagem passa para o adversário. No caso de acontecer toques simultâneos sem prioridade, ninguém pontua. Na espada, que não existe frase d'armas, em caso de toque simultâneo, ambos os adversários ganham um ponto. Se houver empate num combate de espada, é normal dar aos jogadores alguns minutos para descansar antes que se continue o combate para o toque de desempate. Em raras ocasiões, quando continua se dando a situação de empate, é possível que haja um sorteio que eleja o vencedor.


Nas competições de classificação são necessarios 5 toques ao adversario ou 3 minutos de combate.Quando em eliminatorias são necessarios 15 toques ou 9 minutos de combate.De acordo com orgão que rege a competição.
Os atletas usam equipamentos de proteção como, mascara , luvas ,coletes e calças especias,e  protetor de seios para as mulheres .

O lugar onde os combates ocorrem é chamado de pista

A pista possui de 1,5 m a 2 m de largura e 14 m de extensão. Há uma linha que divide a pista em dois lados iguais. No fundo de cada lado há uma área (de 1,5 m a 2 m)chamada area de sabre em que o atleta adversario não pode ultrapassar,

Benefícios da prática de esgrima
- Aumento da força, equilíbrio e habilidades corporais;
- Melhoria da resistência muscular;
- Melhorias na agilidade de pensamento, raciocínio e tomada de decisões;
- Desenvolvimento da coordenação motora;
- Desenvolvimento do poder de concentração.

A esgrima pode ser compreendida no pensamento citado por Darido, Suraya .
Conceitual
Proceimental
Atitudinal
Conceitual : o aprendizado da historia do esporte ,sua regras , e seu desenvolvimento na historia e sociedade .
Procedimental: O treino em si, partindo da consciencia corporal ( ser um corpo) e se relacionar com outros corpos com o ambiente e com a ferramenta ,no caso as armas.
Atitudinal : A reflexão que esse esporte ira cuasar no atleta , quais os valores que serão incorporados apartir dessa pratica.
A esgrima pode sim ser aplicada na escola ,por meio de vivencias que tenham o objetivo de proporciaonar ao aluno uma experiencia diferente na qual ele ira desenvolver varias habilidades, concepções, e valores. Por ser um esporte que possue materiais caros ,geralmente é descartada a possibilidade de aplicação no ambito escolar ,porem as armas  podem ser confeccionas com cabos de vassoura devidamente cortado e protegidos com ponteiras.Apos cortados os proprios alunos deverão finalizar suas armas .É necessario
a prensença constante do professor para evitar possiveis manisfestações de violencia gratuita . O aluno ira desenvolver habilidades motoras ,integração social e desenvolvimento psicologico ,respeito ao colega e as regras do jogo dentre outras .
.


Referencias:

http://educadorfisico.wordpress.com/2009/11/04/apresentando-a-esgrima/esgrima-armas/

http://www.brasilesgrima.com.br/

Darido Suraya (Para ensinar Educação fisica )

Huizinga Johan ( Homo Ludens)

quarta-feira, 21 de abril de 2010

segunda-feira, 12 de abril de 2010

A ciência

  O que é a ciência??A palavra ciencia ,significa conhecimento.

De acordo com o dicionario Aurelio ciência significa:Conjunto organizado de conhecimentos relativos a certas categorias de fatos ou fenômenos. (Toda ciência, para definir-se como tal, deve necessariamente recortar, no real, seu objeto próprio, assim como definir as bases de uma metodologia .
A ciência vem da filosofia , alguns autores citam até que a filoofia é a mãe da ciência.
FILO =Amor
SOFHIA=Sabedoria
Filosofia ,amor à sabedoria.
A filosofia de investiga o pensamento do homem ,como um todo .
Segundo o professor Vanderlei de Barros Rosa a filosofia ,tem como sua principal caracteristica criar conceitos".
Da filosofia nasceu a ciência que veio para estudar esses conceitos.
O pensamento da ciência surgiu na Grécia antiga aproximadamente no século VI A.C ,com os filosofos da natureza.Essa época é de grande importancia historica,pois a sociedade começou a questionar, os pensamentos baseados em dogmas, mitos.
Dogmas.
OS dogmas ,são as doutrinas ou disciplinas que as religiões impõem aos seus adeptos,é como um conceito básico,para a participação de determinada religião.O dogma é uma forma de controle dos fiéis ,uma forma de manipulação na qual não é importante dar respostas . Tendo em vista o contexto historico ,não na mesma época porém com o mesmo contexto dogmatico, aproximadamente em 1483,Martinho Lutero ,na imagem ao lado,Teólogo,Doutor em Biblia,começou a contrariar os ensinamentos de indulgencias,que era uma nova forma de dogmas que a igreja catolica impunha a seus fiéis.A indulgência é a remissão (parcial ou total) dos pecados,os fiéis eram induzidos a comprar indulgencias para si ou para parentes mortos,para remissão de pecados ou diminuição de tempo no purgatorio.Aguns padres e Frades,viajam por toda a europa vendendo indulgências,para reforma das igrejas e capelas .Martinho Lutero,viu todo este esquema como sendo puramente comercial,assim afastando as pessoas do arrependimento, e confissão verdadeiros.Proferiu, então, três sermões contra as indulgências em 1516 e 1517. Segundo a tradição, a 31 de outubro de 1517.Nessa épca a Biblia era totalmente em latim e apenas padres,frades e pessoas da cupula da igreja tinha acesso, ela ,o povo apenas sabia o que lhes era dito,vendo essa  injustiça Lutero escreveu as 95 Teses,nas quais criticou a pratica da indulgencia como ato de paganismo,e então começou o arduo trabalho para traduzir a Biblia.
Indico um otimo filme para melhor compreensão do trabalho de Lutero e sua importancia no desenvolvimento das igrejas protestantes e do fim das indulgencias,estudei esse tema no 1° ano do colegial ,abaixo postei o trailer do filme.

http://www.youtube.com/watch?v=SiHfn3vQbCc

Mitos:Os mitos são explicações ,divinas para explicar manifestações da natureza,o pensamento mítico ,era baseado na vontade ou ira divina, a mitologia era composta por deuses ,heróis ,seres mortais , filhos de deuses, ninfas, sátiros, centauros ,sereias, gorgonas , quimeras entre outros.Como fonte de explicaçao os deuses tinham sua "função "ou designação.
 
Zeus - deus de todos os deuses, senhor do Céu.
Afrodite - deusa do amor, sexo e beleza.
Poseidon - deus dos mares
Hades - deus das almas dos mortos, dos cemitérios e do subterrâneo.
Hera - deusa dos casamentos e da maternidade.
Apolo - deus da luz e das obras de artes.
Artemis - deusa da caça.
Ares - divindade da guerra..
Atena - deusa da sabedoria e da serenidade. Protetora da cidade de Atenas
Cronos - deus da agricultura que também simbolizava o tempo
Hermes - divindade que representava o comércio e as comunicações
Hefestos - divindade do fogo e do trabalho.


Porém esse pensamento se tornou ultrapassado ,veio então a idéia do ceticismo,que é a atitude daquele que duvida que tem descrença ,baseado nesse pensamento criou-se a "comprovação cientifica",como uma forma de validar aquilo que é pensado(senso comum popular), estudado (filosofia) , e comprovado (ciência).
A ciência é baseada em tentativas e erros, ela supera o senso comum popular ,pois se fundamenta em teorias ,teses, comprovações.O metodo cientifico nasce dos "modelos", "hipóteses", "leis" "teses" ,e "teorias"
Uma das teorias mais conhecidas  do mundo é a teoria da relatividade de Einstein.Para quem se interessar postei abaixo um site com a explicação da teoria da relatividade.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_da_relatividade

A ciência não tem um bom, relacionamento com a religião,por questionar acontecimentos que na religião são explicados por meio de mitos ou dogmas é de Einstein a frase que explica intimamente essa relação "A ciência nos afasta de Deus,mas no aproxima de um criador "Einsten
A ciência questiona, busca ,e se reiventa a todo tempo .A ciência não se considera dona da verdade unica.
O cientificismo é uma vertente da ciencia,ou doutrina que considera a  ciência como verdade unica. O modo cartesiano ou modo antigo que faz o uso de espaço, focando a complexidade e totalidade.
De acordo com Souza, as possibilidade de divisão e dicotomia , no contexto corpo ,tendem há gerar divergencia sobre o papel que o corpo ocupa na constituição da inteligencia. Com a ideia de pensamento complexo o qual não se divide não se fragmenta corpo ,amla , e etc. Morim faz menção ao termo corporeidade.
"A complexidade é a união do objeto específico na interligação dos demais saberes, diferenciando-se das definições reducionistas, que só percebem o objeto de sua disciplina, e dos holistas, que só vêem o todo. "A complexidade encontra-se justamente no âmago da relação entre o simples e o complexo porque uma tal relação é ao mesmo tempo antagônica e complementar"Pericles Saremba Vieira apud ,Morin, 1991: 125). De acordo com o pensamento complexo não devemos fragmentar o corpo de acordo com medina somos mu corpo e não temos um corpo , você é um corpo ,mesmo que sua perna seja amputada ali sera seu corpo,  o conceito de totalidade é tão complexo que podemos citar , que não existe dia sem noite, ou até sendo mais mitologico não existe bem sem mal, não estamos fragmentando e sim msotrando sua mescla para existencia um precisa da existencia do outro. A nova ciencia defende esse pensamento de totalidade. Pensando na academia , é errado pensar que estamos apenas trabalhando o biceps ou abdomen, esses grupos muculares fazem parte de um todo, e não são isolados. Acredito que por meio desta postagem




http://www.efdeportes.com/efd74/corpo.htm

 http://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:eqN1-kPNUtgJ:portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/455/480+lazer+maurcio+teodoro+de+sousa&hl=pt-BR&gl=br&pid=bl&srcid=ADGEESidrTSLl0XgWWv9mg7KUO5ulsWZEMZzSw7kCEOmU9FeYjC9NTejksgUwunuCEAjlY-Mc-1jcVzuPELtH-a5x99AQoBj4DVE7k-n3vWIrOkK8rcg_efIaR9cjcJ0hesqgZsmxcVz&sig=AHIEtbSNt4Tegxm98rloZeGqW2d7GXWrUw