quinta-feira, 11 de março de 2010

Vamos brincar! Afinal quem disse que brincar é coisa de criança ? Hein ??

Definição da palavra bricar: vem do latim "ludus. A manifestação do lúdico pode ser vista mais claramente nas crianças, porém sem exclusões pois todo ser humano tem consigo o direito do lazer. de acordo com Huizinga o jogo é anterior a cultura e ele  nos mostra a caracteristicas ludicas no livro "Homo ludens"

Espirito de vontade,prazer,espontaneidade,seriedade o jogo é sagrado e tem uma atmosfera psicologica  que causa a saida da realidade cotidiana .De acordo com Huizinga o jogo é um fenomeno mutavel,que possui regras,tempo e espaço determinados.O jogo pode ser competitivo ou cooperativo no qual todos ganham.
Um ótimo filme para perceber as caracteristicas ludicas é " Filhos do paraíso",pois ele demostrar claramente o lúdismo em varios ambientes diferentes.


O ludismo pode ser explicito: um jogo de futebol,ou implicito uma paquera por exemplo.Além  das brincadeiras existem outros tipos de jogos como os de tabuleiro,entre eles os mais conhecidos o Xadrez e a dama
Essa foto foi de uma aula sobre a vivencia do xadrez e dama,no qual eu e mais 4 alunos demos suporte ao professor para ensinar o resto da turma que nunca havia tido contato com esse tipo de jogo .


Outro grande referenical lúdico é a tela de Brueghel "jogos infantis" de 1560 nos mostra uma realidade diferente da atual na qual crianças e adultos brincavam livremente sem qualquer tipo de preconceito nessa pintura é possivel identificar 84 brincadeiras e 250 personagens entre eles adultos,crianças,homens e mulheres. Nessa época não havia uma distinção clara entre adultos e crianças ,que eram tratados da mema forma,ambos trabalhavam,tinham obrigações e brincavam. No site wikipedia existe uma citação que nos faz refletir sobre a situação da criança no periodo da idade média http://pt.wikipedia.org/wiki/Educa%C3%A7%C3%A3o_infantil

"O modo de lidar com as crianças na idade média era baseado em alguns costumes herdados da Antigüidade. O papel das crianças era definido pelo pai. Os direitos do pai no mundo grego que o pai, além de incluir total controle sobre o filho, incluía também de tirar-lhe a vida, caso o rejeitasse. No mundo germânico, além do poder do pai exercido no seio da família, existia o poder patriarcal, exercido pela dominação política e social. Nas sociedades antigas, o status da criança era nulo. Sua existência no meio social dependia totalmente da vontade do pai, podendo, no caso das deficientes e das meninas, ser mandadas para prostíbulos em lugar de serem mortas, em outros casos, (as pobres) eram abandonadas ou vendidas. Com a ascensão do cristianismo, o modo de lidar com as crianças mudou, apesar da mudança ter sido um processo lento".

No entanto vemos que atualmente as crianças, não brincam como as de antigamente? ou seria apenas saudosismo ?
 A brincadeira em si,é vista como coisa de criança pela sociedade atual,existe um preconceito muito forte,no qual adulto trabalha e tem responsabilidades e criança brinca,porem deveria ser pensado com mais clareza a forma que a crianças brincam,as vezes os proprios pais acabam com o "encanto" da brincadeira com suas recomendações:

"Não suje a roupa" , "Não vá quebrar o brinquedo", "é melhor brincar dentro do seu quarto,pois na rua é perigoso",ou "Não quero que você brinque com o filho daquela vizinha".Limitando a criança em um mundo que tem seu fim nas grades do seu portão.As escolas por sua vez não tem infra estrutura para brincadeiras.

Para Piaget (1978) as origens das manifestações lúdicas acompanham o desenvolvimento da inteligência vinculando-se aos estágios do desenvolvimento cognitivo. Cada etapa do desenvolvimento está relacionada a um tipo de atividade lúdica que se sucede da mesma maneira para todos os indivíduosPIAGET (1994) .

A brincadeira é vista como falta do que fazer ou tempo livre que só as crianças possuem,porém esssa colocação é de senso comum (Popular) e contraditoria pois a brincadeira é um dos primeiros contatos da criança com o aprendizado pois,as mães na maioria das vezes ensinam seus bebês apartir de brincadeiras .Depois de estudar a brincadeira em com uma visão universitaria,consegui mudar minha visão a respeito desse tema,hoje entendo a brincadeira no seu aspecto cultural ,cada sociedade tem sua cultura,suas brincadeiras  (na maioria brincadeiras de rua) que são passadas de geração em geração e em cada lugar estado ou até bairro,o nome dessas brincadeiras mudam, assim como suas regras e formas de brincar.

segunda-feira, 8 de março de 2010

O que é educação fisica? Qual sua historia ?

Quando se fala em educação física é comum o pensamento de saúde,esportes,academias lotadas com pessoas praticando musculação,porém a educação fisica é muito mais que  esse esteriotipo ultrapassado.
O que é educação fisica?
 De acordo com MEDINA(1983) citado por OLIVEIRA(1994), a definição de Educação Física é: “ A arte e a ciência do movimento humano que, através de atividades específicas, auxiliam no desenvolvimento integral dos seres humanos, renovando-os e transformando-os no sentido de sua auto-realização e em conformidade com a própria realização de uma sociedade mais justa e livre.” OLIVEIRA, Vitor Marinho de. Consenso e conflito da educação física brasileira. Campinas: Papirus, 1994.


Para compreender esse conceito é necessário em primeiro lugar conheçer a historia da educação fisica.
O surgimento da educação fisica teve inicio por aproximadamente em 450à 500 a.C. na Grécia antiga,com a preocupação do desenvolvimento fisico (movimento humano),nesta época não havia distinção entre as modalidades, todas tinham o nome de ginastica. As primeiras olimpiadas da era antiga se iniciram na grecia,com uma grande curiosidade,só participavam homens e todos competiam nús.Os gregos tinham grande preocupação com  formação de seus cidadãos,e acreditavam que a atividade fisica contribuia para uma sociedade melhor,assim se desenvolveu a ideia de quatrivio (conjunto de formação para um cidadão grego)que consistia em  aprendizados na área de música,raciocinio lógico,linguagem e ginastica.Nesse periodo pensadores como Platão ,Aristoteles e Socrates contribuíram e muito para a Educação Física e a Pedagogia atribuindo conceitos até hoje aceitos.
Em periodos de guerra eram enviados corredores para transmitir as mensagens dos comandantes aos rivais, houve uma grande batalha em 40 a.C., entre os gregos e os persas em Marhaton Os gregos ganharam a batalha; um mensageiro correu cerca de 42km até Atenas, para dar as boas notícias. Depois ele caiu morto! Isto mesmo chegou a morre de tanto que correu por fadiga e desidratação.As maratonas hoje são normais em ruas abertas e a distância percorrida pode ser de até 42 km.

Roma antiga:A pratica de atividades fisicas em Roma tinha uma postura militar,com enfase na preparação de soldados para a guerra,o coliseu era palco de lutas e disputas dos gladiadores.
A célebre frase "Mens Sana in Corpore Sano" de Juvenal vem desse período romano.E volta a relação entre mente e corpo.
Mais adiante por volta de 1850 á 1880 ,temos o pensamento eugenista .
 A eugenia foi um termo criado por Francis Galton com significado "bem nascido"(Hereditary Talent and Genius") e partia da ideia de  tornar o individuo mais forte e melhor,com um processo de melhoria da raça atraves das atividades fisicas,assim levando a não aceitação de si mesmo.Grandes pensadores eugenistas são  Charles Darwin,Renato Kehl,e Adolf Hitler.Abaixo eu postei um video e a tradução da letra,que demonstra caracteristicas eugenistas pela forma como ilustra uma possivel melhoria da raça.

http://www.youtube.com/watch?v=DgBgnoEY4iM

 Tradução de Harder, Better, Faster, Stronger -
Duro, Melhor, Rápido, Forte
Trabalho é isso, faze-lo, faça-o

Duro, melhor, rápido, forte
Mais disso, hora, nosso, nunca
Sempre, depois, trabalho é isso, acabado
Trabalho é isso, faze-lo, faça-o
Duro, melhor, rápido, forte

Trabalhe duro, faça-o melhor, faça-o rápido, faça-nos fortes; Mais do que nunca, horas depois nosso trabalho nunca acaba. (12x)
Trabalho é isso.


Trabalhar é duro, faze-lo melhor, faça-o rápido, faça-nos forte; Mais disso sempre, horas depois nosso trabalho nunca acaba. (2x)
Trabalhar é duro... faze-lo melhor... faça-o rápido... Mais disso sempre, nosso trabalho nunca acaba.

Higienismo: melhoria da raça por meio da higiene (saúde) De acordo com(OLIVEIRA, 1994). Um dos mais importantes teóricos do liberalismo, o inglês John Locke, no século XVII, preocupava-se com as características exclusivamente intelectuais da educação inglesa. Locke passou, então, a pregar uma educação integral: intelectual, moral e física. Em particular sobre a educação física, Locke tinha uma visão higienista, influenciada por sua formação médica. Para ele, a prática de atividades físicas inspirada nas concepções gregas de educação auxiliaria o processo de formação do homem civilizado. A formação do gentleman inglês passaria necessariamente pela educação física .


"Esta tendência Higienista(Educação do Físico/Saúde Corporal), não deve-se apenas aos militares, mas também aos médicos da época, que dentro da sua produção acadêmica, como já citado anteriormente, em referência a Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro; também influenciaram nos padrões de conduta física, moral e intelectual da sociedade. Influência esta, que vem da Europa do século XVIII onde a medicina era muito mais como técnica geral da saúde, do que propriamente “serviço das doenças ou arte das curas”, pois o médico de certa forma estabelecia algumas condições morais(higienistas) à família européia. (CASTELLANI Fº, 1988, p. 40-41). Educação Física no Brasil: A história que não se conta. Campinas, SP: Papirus, 1988.

Em meados da década de 60 e 70 se estabelece o pensamento tecnicista,que abordava a educação fisica como "exercicios de aptidão fisica"  "formação de atletas ".
De acordo com Castellani Filho (1994), o esporte foi elemento importante no quadro brasileiro do período e cumpriu, além do aprimoramento físico, a tarefa de desviar a atenção do ambiente coercitivo vivido pelo povo durante a ditadura militar. Dessa forma, o investimento e o apelo feito pelo Estado a instituição esportiva foi na direção do quesito "segurança", por meio do mascaramento da realidade. Nesse contexto, o professor de Educação Física fica incumbido da melhoria da "aptidão física" e da pirâmide esportiva, pois, o esporte nos anos 60 e 70 ganha cada vez mais espaço e passa até a legitimar a Educação Física (Bracht, 1999).( Educação Física no Brasil: a história que não se conta). Campinas: Papirus, 1994
 
Em 1980 a educaçao fisica passa por uma transição de valores e pensamentos a respeito de seu objeto de estudo.No intuito de mudar essa visão ultrapassada da educação fisica ,dois altores foram de grande importancia nesse processo pois suas ideias ajudaram a difundir uma  nova visão da educação fisica .
  • Castellani Filho Lino 
  • Medina,João paulo

  • Atualmente a educação fisica esta  divida em algumas tendencias :
  • Desenvolvimentista
  • Construtivista
  • Sistemica
  • Critico superadora
  • Cultural
  • Psicomotricidade
  • Saúde renovada
  • PCN(parâmetros curriculares nacionais)
  • critico emanciatoria
  • Jogos cooperativos
Após analisar todos esses dados uma definição de Medina para a Educação Fisica ,responde a pergunta do titulo dessa postagem
O que é educação fisica:
De acordo com Medina :É a arte e a ciência do movimento humano que atraves de atividades especificas auxiliam no desenvolvimento intregral,renovando-os,e integrando-os no sentido de sua auto realização de uma sociedade mais justa e livre.(Medina )
Fonte:http://www.motricidade.com/index.php?option=com_content&view=article&id=111:as-principais-tendencias-pedagogicas-da-educacao-fisica-escolar-a-partir-da-decada-de-80&catid=48:docencia&Itemid=90
.